Linus Torvalds, criou o cerne, Kernel deste sistema operacional, e tornou-o livre para distribuição no mundo inteiro. Tal sistema, hoje ,causa grande furor na comunidade de informática do mundo, por ser muito mais estável que o Windows, programa mais usado nesta área, e possuir, diversos programas de livre uso na internet.
O Sistema Linux, está sobre a licensa GNU, portanto, todo o código do mesmo pode ser usado e transformado de acordo com a vontade do usuário do sistema. A grande característica do mesmo, pelo conceito de liberdade é o alto grau de personalização do mesmo. Apesar de criticado e ser dito que pouco conseguem sobreviver somente com ele , muitas pessoa conseguem passar a vida sem precisar se lembrar que existe outros sistemas operacionais[15] .
O Linux é um sistema novo, está para completar seus dez anos. Sua primeira versão foi liberada no dia 5 de outubro de 1991 em um newgroup, o comp.os.minix, com o seguinte texto :
Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios device drivers ? Voc está sem um bom projeto e está morrendo por colocar as mãos em um Sistema Operacional o qual você possa modificar de acordo com suas necessidades ? Você está achando frustante quando tudo trabalha em Minix ? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto ? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei, a um mês atrás estava trabalhando em uma versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está finalmente , próximo do estágio em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando), e eu estou disposto a colocar as fontes para ampla distriubição. Está na versão 0.02 ... Contudo, obtive sucesso rodando bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc nele. (Linus Torvalds, Comp.os.Minix, Tradução Spyman).
Após esta mensagem diversos programadores no mundo inteiro adotaram o projeto Linux, como todo projeto GNU e por sua vez, em março de 1992 apareceu a versão 1.0 do Kernel do Linux.
O projeto Linux ainda está até hoje no mercado sendo uma das maiores descobertas do Software Livre. É uma plataforma que cresce cada vez mais em usuários no mundo inteiro, inclusive sendo a plataforma operacional de diversas pessoas no mundo inteiro.
O que foi provado no mundo inteiro com o Linux é que a liberdade de escolha cada vez mais se torna uma realidade para as pessoas, que queiram adotá-la. E, que, a internet cada vez mais é um reduto de bons projetos, abertos, que simplesmente precisam de pessoas para ajudar no seu desenvolvimento.
Mas, a liberdade não pára somente em sistemas operacionais e programas, passando também por formatos predominantes de mídias já muito mais antigas e em geral, proprietários de grandes empresas.