next up previous
Next: Linux : sistema operacional Up: monografia Previous: A internet


O paradigma do Free e Open Source

Na realidade o paradigma do Free se forma intensamente em nossa sociedade hoje. Há uma formação de uma cultura, acarretada pela internet, de liberdade exacerbada. A internet é tudo que os outros fenômenos culturais de nosso planeta sempre quiseram. Um fenômeno de libertação e mudança extrema de valores sociais e culturais. Como não poderia deixar de ser, uma das áreas mais mutadas por este fenômeno é a informática. Isto pôde ser notado principalmente nos últimos tempos pela exacerbação do fenômeno chamado Open Source. Em poucas palavras o Open Source é simplesmente, programas com seu código fonte aberto.

O código fonte de um programa, é aquilo que o programador quando pensa em um programa escreve em forma de alguma linguagem de programação, sendo ela C [12] , Pascal [13] ou outras. Logicamente, quando você compra um programa, como o Windows da Microsoft você simplesmente recebe o binário, ou seja, o código já compilado de um programa.

Ou seja, para melhor entendimento daqui por diante, vou citar os programas comprados, ou melhor, pré-compilados, como programas proprietários, e os programas Open Source, como Software Livre.

O computador é um circuito lógico, ou seja, trabalha sobre a Lógica. Na realidade, a lógica é muito mais antiga que a eletrônica ou a computação. A lógica é a ciência do pensamento correto. Mas , esta declaração não implica dizer que a lógica é a ciência verdade, mas sim, que certa relação lógica, podem resultar em afirmações lógica verdadeiras ou falsas.

Bem, por conseguinte, é fácil agora entender como acontecem as relações dentro dos computadores. Tudo trabalha sobre a alcova do falso ou verdadeiro. Bom, os programas, por sua vez, trabalham neste campo também. Quando você executa um programa em seu computador na realidade você está executando uma série de relações lógicas que induzirão, através de comandos específicos, algo em seu computador.

Quando você compra um cd do Windows, como citado acima, você já comprou um cd compilado, ou seja, com programas já transformados em códigos de máquina, que são os zeros e uns. Este programa, foi projetado para que você o instale e não tenha como conhecer nada sobre o mesmo. Este tipo de programa proprietário é ainda muito utilizado no mercado, principalmente porque temos uma hegemonia do Windows e produtos Microsoft e similares.

Já os programas de código fonte aberto, ou seja, os softwares livres, tem uma característica diferente. Na realidade, você tem acesso a todo o código fonte do programa, aquele código que o programador escreve antes do processo de compilação. Bem, este processo, normalmente, é deixado para que você faça em sua própria máquina, ganhando em performance, pois ele será executado de um modo que retire o máximo do seu sistema. Bem, estes programas, hoje, são encontrados sempre na internet, seu maior repositório, e como todo e qualquer conceito libertário da computação, teve origem na cultura hacker, ou então, foi fundamentado por algum hacker.

O hacker culpado pela fundamentação do Open Source, hoje considerado uma das maiores revoluções da computação, foi Richard Stallman. Ele fundamentou o conceito do Software Livre, e fundou a Free Software Foundation, que apoia projetos de Free Software.

Stallman abandonou o laboratório de Inteligência Artificial do MIT para se dedicar a fundação da Free Software Foudation, organização, como já dito acima que propaga e apoia a ideologia do Free Software. Da Free Software Foudation nasceram os conceitos de Copyleft e Licensa Geral Pública, usado por muitos programas já propagados pela internet, inclusive o grande inimigo das grandes corporações de software, o Linux.

Richard Stallman e a equipe da Free Software Foudation também tem um projeto na área dos sistemas operacionais, o GNU ( GNUs not Unix[14] ), que hoje encontra-se em versão beta no site da Free Software Foudation. Este projeto como a maioria dos projetos Livres, tem como característica o desenvolvimento feito por programadores dos mais diversos lugares do mundo, que se encontram através da internet e abraçam um projeto X, que será lançada na forma de programa Livre.

Esta liberdade de criação, já era encontrada no meio hacker e foi traduzida para todos os setores da informática através da Free Software Foudation. As pessoas, quando tem acesso ao código Fonte de um programa começam a criar uma relação com os mesmos.

Como toda a conceituação de liberdade da internet, ou seja, não há líderes, não há governo, e muito menos leis, a liberdade do sofware cria um conceito de Re-criação daquilo que já foi feito. Quando um programador tem acesso ao âmago do programa, ou seja, a essência do mesmo, pode usá-lo do modo como achar melhor, ou seja, se o programa não tem tudo que ele precisa, o mesmo pode criar aquilo que precisa, e inserir no código do programa.

A licensa GNU ( texto completo no apêndice C ), dá liberdade de mudar o programa, mas pede ao usuário que torne público o que ele criou. Com isto, diversos projetos libertários estão surgindo na internet.

Na área de edição de textos, há o Abiword, que é um programa compatível com todos os formatos de edição de textos, inclusive os proprietários da Microsoft, como o doc. Sendo assim cria-se uma liberdade de escolha de programas e por sua vez, uma maior libertação do usuário dos antigos conceitos de uso de computadores.

Stallman, já disse que não achava que o conceito de liberdade do software fosse chegar aonde chegou, mas, um dos programas mais conhecidos do Software livre, é um sistema operacional, o Linux .


next up previous
Next: Linux : sistema operacional Up: monografia Previous: A internet
Ataliba Teixeira 2001-01-15