Inicialmente, a internet tinha o mesmo conceito que agora, ou seja, sempre teve a intenção de ser um local onde informações eram trocadas . Lógico, como todo conceito evolucionário, inicialmente a internet foi um projeto militar.
No Apêndice B - figura 1, pode ser visto um diagrama de todo o funcionamento da internet desde o seu aparecimento.
Na realidade, falar de internet hoje em dia é falar de hackers. Logicamente, isto é realidade, pois eles participaram ativamente da fundação e fundamentação do que conhecemos hoje como internet. Como pode ser visto, os hackers eram os universitários e por conseguinte, os detentores do saber científico da computação. Todos os projetos futuristas, por sua vez, tinham a participação das universidades, as detentoras do capital intelectual ( isto sendo inclusive uma realidade, ainda que não aparente, hoje ).
A tecnologia e conceitos fundamentais utilizados pela Internet surgiram de projetos conduzidos ao longo dos anos 60 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esses projetos visavam o desenvolvimento de uma rede de computadores para comunicação entre os principais centros militares de comando e controle que pudesse sobreviver a um possível ataque nuclear. O nome desta rede era ARPANET, e quem normalmente antena-se em história da informática sabe bem o que ela significou.
Ao longo dos anos 70 e meados dos anos 80 muitas universidades se conectaram a essa rede, o que moveu a motivação militarista do uso da rede para uma motivação mais cultural e acadêmica. Nos meados dos anos 80 a NSF - National Science Foundation dos EUA (algo como o CNPq do Brasil) constitui a uma rede de fibra ótica de alta velocidade conectando centros de supercomputação localizados em pontos chave no EUA. Essa rede da NSF, chamada de backbone da NSF, teve um papel fundamental no desenvolvimento da Internet nos últimos 10 anos por reduzir substancialmente o custo da comunicação de dados para as redes de computadores existentes, que foram amplamente estimuladas a se conectar ao backbone[9] da NSF. O controle da backbone mantido pela NSF encerrou-se em abril de 1995, sendo passado em sua grande totalidade para o controle privado. Ao longo dos últimos 5 anos, e especialmente nos últimos 2 anos, o interesse comercial pelo uso da Internet cresceu substancialmente.
Com este crescimento substancial, como já dito acima, valores humanos e sociais começaram a ser tornar diferentes. As pessoas passaram a se relacionar menos, uma grande vantagem, para se relacionar através dos computadores. As relações que antes deveriam ser feitas pelo correio começaram a ser executadas via e-mail[10] ou chat [11], pois ganha-se mais tempo. Os impulsos telefônicos de uma conversa foram cortados por mais da meta do preço que antigamente era pago, pois as pessoas começaram a poder executar tudo isto através de uma simples ligação local até o seu provedor.
Mas, a maior vantagem que a internet trouxe as pessoas foi a liberdade. Esta cultura que se formou pós-internet, é baseada principalmente na cultura hacker. Bem, a descentralização e a falta de liderança, sem leis fixas e pré-definidas colocou a internet como um campo aberto para todos aqueles que acreditam piamente no conceito anarco-cibernético hacker.