Economize dinheiro comprando smartphones usados mas ... tenha cuidado

https://loucoporandroid.com/wp-content/uploads/2019/09/dark-3061610_1920.jpg

Telefones que já tiveram outros dons podem vir com o preço bem menor mas ... podem trazer alguns riscos bem interessantes de segurança

Em uma realidade como a atual brasileira comprar smartphones pode ser uma boa opção. Nem é preciso ser muito expert como a escritora do NerdWallet.com Kelsey Sheehy disse para o pessoal da NBC.

Qualquer um que tenha noção de suas limitações orçamentárias em algum momento olhará com carinho para um smartphone usado, já, que, muitas pessoas na ânsia de ter sempre o último modelo, acabam por trocar seus smartphones às vezes em períodos menores que um ano.

Mas, mesmo aquele telefone estando bem conservado com poucos riscos ou até, nenhuma parte quebrada, ele pode esconder coisas muito nocivas.

O usuário comum pode não ter noção, mas, como disse Aaron Cokerill da Lookout ( uma empresa de soluções de segurança para dispositivos móveis ) um dispositivo móvel usado pode conter softwares maliciosos instalados.

E, infelizmente, isto pode lhe trazer dores de cabeça já que ele pode ser utilizado para monitorar você.

E ainda há pontos mais complicados como o roubo de identidade. De acordo com a Lookout eles encontraram alguns telefones logados em contas obscuras na internet e, com isto, seus dados poderiam estar sendo enviados para um meliante. Com posse destes dados ele poderia dar golpes usando seu nome e ... já viu né ? Dor de cabeça na certa.

Caso esteja comprando o smartphone de um terceiro, ou seja, das famosas OLX da vida, o cuidado é sempre importante. Peça para que a pessoa faça um hard reset no mesmo na sua frente, mas, caso você não entenda muito de tecnologia móvel, nada custa usar um especialista.

Como muitos usam mecânicos para analisar os carros antes da compra, negocie com uma pessoa de sua confiança em uma oficina de celulares e marque com a pessoa que está lhe vendendo o aparelho na loja e peça para que o profissional analise. Caso ele ache pertinente a compra ( ele poderá lhe dar os prós e contras ) peça para que o mesmo faça o hard reset na frente dos dois.

Com isto você pode garantir mais sucesso neste tipo de compra, e, até, caso tenha sido injetado algum software estranho no dispositivo o técnico poderá lhe ajudar. Inclusive se placa mãe do celular realmente é a placa do celular original e etc. Ou seja, ter a consultoria de um técnico é como ter a consultoria de um especialista em mecânica no caso da compra de um carro.

Eu, aconselho sempre que seja reinstalada a ROM de fábrica do zero. Pois com isto você garante até a remoção do ROOT caso isto tenha sido feito.

Outro ponto a ser observado é, o IMEI do smartphone. Sempre olhe se o smartphone não está listado como roubado. Até porque se ele estiver listado na ANATEL como roubado ... pode ter certeza que ele será inútil para você.

O site para isto está na Anatel. Mas é bom lembrar que a galera que rouba tem o "hábito" de modificar o IMEI do telefone ( isto é possível ) para o de algum telefone antigo. Mas se não tem restrição você pelo menos tem alguma certeza que pelo menos isto, está ok.

Há também uma outra opção. Comprar o seu smartphone usado de empresas. Pode até vir com algum problema ou lhe dar dor de cabeça, mas, pelo menos, você tem a quem culpar né ? A compra de uma pessoa física apesar de estar regida pelo CDC ( Código de Defesa do Consumidor ) nem sempre pode ser tão facilmente resolvida quando temos a relação em Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Espero que tenhamos ajudado um pouquinho. E, iremos discutir mais coisinhas deste tipo por aqui, sempre que possível.

Via NBC Bay Area / Imagem via Pixabay



Posted from my blog with SteemPress : https://loucoporandroid.com/economize-dinheiro-comprando-smartphones-usados-mas-tenha-cuidado/
participe do ptgram | conheça nossa comunidade

---
**Postado originalmente na rede Steemit: [https://steemit.com/@ataliba/economizedinheirocomprandosmartphonesusadosmastenhacuidado-8imvuje7wj](https://steemit.com/@ataliba/economizedinheirocomprandosmartphonesusadosmastenhacuidado-8imvuje7wj)**
----
comments powered by Disqus