Como trazer mais pessoas brasileiros aqui para a rede

leopard-515509_1920.jpg

A algum tempo eu venho pensando com muito carinho nesta questão. Em um mundo dividido, em que temos cada vez mais idéias sendo podadas, vejo a criação de canais mais democráticos em termos de idéias uma coisa muito interessante.

E eu vejo o Steemit como este espaço. Primeiro porque ele é uma rede social já baseada no conceito de descentralização, ou seja, a Blockchain . E o segundo ponto é, que, com cada vez mais produtores de conteúdo aqui, finalmente estamos vendo o nascimento de tribos.

Há hoje canais para que as pessoas postem imagens ( ou seja, Dapps como o Steepshot e o APPICS ), quem curte a vida Fit como o Actifit ( mas me parece que temos outros tipos de apps aparecendo também ) e por aí vai. Até blogs baseados no conteúdo que geramos aqui, já existem também.

Ou seja, a rede está tomando uma cara de um grande repositório de tribos. um grande país virtual que só irá realmente tornar-se legal quando tivermos mais e mais gente aqui.

Não vejo tanto este problema na língua inglesa. Os conteúdo gerados nesta língua geram grande engajamento e, ainda, também, acabam de tabela gerando mais lucratividade para os seus autores.

Outro grande problema é, que, a maioria chega aqui na rede com a idéia de dinheiro fácil. Ou seja, que irá postar e em pouco tempo estará mantendo sua vida somente com os lucros que vierem de um trabalho bem pequeno aqui. Ou seja, algo que, sabemos, não é verdade. Mas, infelizmente, pelo menos para os brasileiros bate na nossa infeliz cultura do rápido, ou seja, tudo tem que acontecer rápido ou a pessoa desiste.

Assim, eu acredito que temos que elencar alguns pontos que podem ser legais de discutir com algum conhecido que esteja querendo vir para cá. Logicamente, deixando claro que como é uma rede social, sim, até o conteúdo considerado bobo, sim, é bem vindo.

  • Acredito que o primeiro ponto interessante a se tratar é, conteúdos que são sem nenhuma explicação ( ou motivo ) censurados em outras redes sociais. A grande vantagem que eu vejo aqui é conseguir argumentar com outras pessoas que qualquer conteúdo é bem vindo aqui. Mas, o interessante é que a própria comunidade irá fazer a filtragem do conteúdo. Se alguma pessoa muito tóxica cair aqui, e não agradar a ninguém, em pouco tempo seu conteúdo será levado ao ostracismo pela própria rede. Sem nenhuma censura de um pequeno grupo.
  • Outro ponto legal a levantar é sempre que aqui, o produto é o seu conteúdo, e, não, você. Sim, porque a maioria das pessoas esquece que as redes sociais gratuitas, são gratuitas porque o produto que está sendo vendido é a propaganda. Assim, quando você as usa está entregando de bandeja uma série de dados que irão ajudar empresas de publicidade a manipulá-lo em cima das suas própria fraquezas. Aqui, ao contrário, seu produto é o conteúdo e o impacto que o mesmo causa nas pessoas. E, por sinal, vocẽ não será facilmente monitorado por nenhum governo ou corporação em seus hábitos de uso.
  • E finalmente dá para ressaltar ainda, sempre, que a rede tem espaço para todos os interesses e tipos de postagem. Imagens, saúde etc.

A partir destes argumentos eu venho tentando quebrar aquela resistência inicial das pessoas. E com isto eu passo a discutir até modelos de negócio ( que levam algum tempo ) que podem ser criados aqui.

Joguei esta bola com este post bem simples mesmo para saber como o restante da comunidade está fazendo para tentar trazer mais pessoas e engajamento, principalmente em língua portuguesa, aqui para a rede.

Meu laboratório será tentar nos próximos meses trazer a esposa e a filha ( já criei as contas para ambas aqui na rede ) para a comunidade e vê-las postar. Minha filha então tem uns desenhos lindos que garanto que a comunidade irá gostar demais de conhecer.

Imagem via Pixabay


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface


Postado originalmente na rede Steemit: https://steemit.com/@ataliba/como-trazer-mais-pessoas–brasileiros–aqui-para-a-rede

comments powered by Disqus