Entendendo um pouco sobre o efeito mola

1_3d_wMyEaByKEQziAzRmlwg.jpeg

Já tem um tempo que eu não faço um post dedicado ao Steemit. Muito porque eu estou tentando retornar com alguns projetos antigos, como o Louco Por Android e estou estudando igual louco ( Blockchain do Steem, DevOPs, DevSecOps, para minha certificação RHCE ) e aí, sobra pouco tempo para dedicar a escrever algo bom aqui.

Mas hoje eu vou postar algo que eu venho pensando em escrever a algum tempo. Não quero postar em outras redes pois sei que a maioria das pessoas, nas outras redes, iria entender o post de forma errada. Mas aqui, até quando há discordâncias ( como em um post que deu uma discussão super legal com o @felipejoys ) as duas partes aprendem uma com a outra.

E uma coisa que está gerando um grande debate hoje no Brasil é a eleição do Bolsonaro. Se por um lado seus militantes gritam aos quatro cantos de alegria, por outro lado, os militantes de outras áreas começam a entrar em colapso. Como eu observo a anos uma coisa que acontece são as famosas explosões de minorias ( ou maiorias ). E nem sempre isto é legal.

Mas primeiro, vamos entender.

Que diabos é este tal efeito mola ?

Todo mundo aqui conhece uma mola né ?

Use sua imaginação e pense em uma mola no seu estado de repouso. Pode ser aquela do seu amortecedor do carro ou qualquer outra. Agora, imagine algo pressionando esta mola.

Ela irá se retrair e ficará assim até que este algo deixe de pressioná-la. Neste momento ela irá extrapolar pressão exercita e após muita dança, ela irá voltar ao seu estado de repouso.

Conseguiu visualizar ? Não vou entrar na explicação científica da coisa ( que está neste link aqui ), mas você ter conseguido imaginar isto já é o que eu preciso para você entender o ponto do meu texto .

Onde entra este trem que você está falando ?

train-1222276_1920.jpg

Fácil de entender. O que mais tivemos nos anos que se passaram foram minorias ganhando espaço. E o que acontecia com estas minorias ? Elas eram pressionadas pelos outros grupos sociais.

Negros, homossexuais, feministas ( não falo mulheres pois muitas não se sentem representadas por elas ), etc. Coletivos por assim dizer ( não curto muito esta idéia de coletivos, mas é o que são estes grupos ) começaram a se libertar ( porque algumas amarras sociais foram morrendo ) e aí, elas passaram para aquele momento seguinte em que você solta a pressão de uma mola. O caos, ou seja, aquele momento em que mola fica desenfreada e sem controle.

Aí dá no que vemos. Os movimentos sociais fazendo o barulho, gerando um pequeno caos porque se sentem no direito de ‘usar’ esta liberdade que lhes era negada, mas … de modo caótico e descontrolado ( vale uma parênteses aqui. Não estou dizendo que TODOS os membros destes movimentos fazem isto. Mas sim que uma parte caótica aparece mais que os outros ).

E todo efeito tem uma reação. Se no passado as minorias se sentiam acuadas, aconteceu o mesmo com alguns grupos sociais, que ficaram também acuados pela voz que estes movimentos ganharam espaço, principalmente pelo modo caótico em que este movimento tentam ganhar seu espaço.

Espaço, caos, como assim ?

universe-2947500_1920.jpg

Vamos voltar ao modelo da mola. Quando uma mola recebe uma força que a comprimi por muito tempo e a tensão desaparece, ela vai ficar extrapolando sua força até que volte ao repouso. Visualizou ?

No modelo social acontece o mesmo. Aquele grupo reprimido notou que estava liberto e podia fazer tudo que os outros faziam, só, que, no momento de saída do repouso este grupo usa destas liberdades de forma muito intrusiva, ou seja, caótica.

E, caros, morreu a empatia.

Começam as Intervenções de militâncias em aula de universidades, manifestações onde pessoas debocham de religiões.

Neste vale lembrar que para muitos religião é praticamente sua vida. E ter aquele símbolo desrespeitado é ter sua vida desrespeitada.

Ainda tem os textos caluniosos e de falso testemunho ( fanfics ), que já são piada recorrente na internet.

Sabe o famoso esquerdalha e fascista para tudo ? São as rotulações que muitos usam para pessoas que não pertencem ou discordam de algum ponto que esses movimentos defendem, imposição de ideologias, ataques massivos à sites e páginas que expões os erros ou criticam algo desses movimentos, ataques pessoais a artistas, bloqueios em grupos de whatsapp e páginas … etc etc etc etc .

Mesmo que estejam no seu direito, estes grupos acabam exagerando algumas vezes e … apesar da boa intenção batem na repulsa.

Do mesmo modo que estes grupos lutaram para ter seu direito de existir e pensar livremente assegurados … eles agora estão se tornando também propagadores da mesma opressão. E pior, ao forçar o outro a PENSAR como você, não adianta, vai ter repulsa, vai ter recusa e aí, é pulo para o caos.

Uai … então estamos no caos do efeito mola ?

fractal-1096039_1920.jpg

Não sou Nostradamus, mas, sim, eu acho que estamos no meio do efeito mola caos. E o pior, eu enxergo que estamos no efeito do caos nos dois lados.

Se de um lado o grito e o caos estão em alta, a outra mola, pressionada por esta outra, também estourou e … temos hoje aquele famoso caos, em que os dois lados lutam entre si.

E como dá para saber ? A eleição deste ano foi esta prova. Fake news de ambos os lados. Os dois lados não conseguindo dialogar.

O lado irracional das pessoas tomando conta. Tomando conta com vontade. E isto tudo por causa do efeito mola que força todos a lutarem, mesmo que isto possa parecer irracional.

Ou seja, o caos tomou conta.

Devemos temer este efeito ?

Apesar de ser um efeito comum, infelizmente sim.

Do jeito que estamos, neste caos e ódio desenfreado ainda teremos muitos problemas até que ambos os lados cheguem na luta física.

E é este o meu medo. Cara, muita gente já se ferrou. Teve homem preso por ser denunciado por estupro … e … não era real a denúncia. Resumo, o cara se ferra, corre perigo ( todos sabem como este tipo de criminoso é tratado na cadeia ) para no fim, não ser nada. Muito homossexual sendo morto. Sim, sendo morto cara, porque tem muita gente que **odeia8 simplesmente porque o cara existe.

E por aí vai, dá para citar distorções de todos os tipos em nossa sociedade.

Mas, uma coisa é certa. Na discussão que tive neste post aqui eu falei isto. Precisamos de EMPATIA e paciência.

Sentir a dor do outro. Sentar do lado daquele que você acha que é o próprio demônio e conversar. No fundo, talvez a dor daquele cara que culmina num ódio a você, é porque ele se sente incomodado por algo. Resumo, às vezes ele apoia algo ruim ( na sua opinião ) porque ele tem uma dor que é coberta por aquilo que ele apoia.

E entendendo esta dor você pode até discordar do cara, mas pode entender o porque ele é aquilo, e, que, no fim, discordar de algo relacionado a você ( fora aquilo que culmine no desrespeito ) não o torna um monstro.

Aquele papo chato de empatia que realmente funciona.

E finalmente …

O Pirula fala um pouco sobre isto neste vídeo. Havia um dele muito bom sobre ateísmo militante, mas é muito antigo e não consegui achar. Mas o efeito mola é mais ou menos isto.

https://www.youtube.com/watch?v=BWXBcto1Rj8



participe do ptgram | conheça nossa comunidade

---
**Postado originalmente na rede Steemit: [https://steemit.com/@ataliba/entendendo-um-pouco-sobre-o-efeito-mola](https://steemit.com/@ataliba/entendendo-um-pouco-sobre-o-efeito-mola)**
----
comments powered by Disqus