Os backups em nuvem do Android Pie agora são encriptados com a senha da tela de bloqueio do usuário

https://loucoporandroid.com/wp-content/uploads/2018/10/android-pie.jpg

O Google faz o backup automático de alguns dados do seu smartphone, tais como mensagens de SMS ( Nexus e Pixel ), algo que eu inclusive não entendo num mundo em que este tipo de comunicação deixou de ter sentido e também, histórico de chamadas, na sua nuvem.

Dessa forma, em teoria, sempre que você limpar o seu dispositivo, ou ele for roubado ou perdido ( no Brasil isto faz muito sentido ) você pelo menos mantém algumas das ações que fez nos últimos tempos ( mesmo que eu ache que o importante mesmo em um telefone seja a agenda e, os dados e configurações do aplicativos ).

O Android Pie veio com algumas alterações interessantes na forma como estes dados são armazenados de forma que, em teoria, nem o Google consiga ler os seus dados. E são modificações bem interessantes em um mundo em que privacidade é uma moeda bem importante.

No blog voltado para segurança da empresa o Google revelou que os “dispositivos podem tirar proveito de um recurso em que os dados de aplicativos de backup só podem ser descriptografados por uma chave gerada aleatoriamente no lado do cliente”.

A chave é baseada na senha da tela de bloqueio do usuário que não é conhecida pelo Google ( mas, diga-se de passagem, pode ser coletada por malwares que possam ser instalados no seu dispositivo ).

Os dados são amazenados em um módulo de segurança Titan em um dos servidores do Google que bloqueia permanentemente o acesso após muitas tentativas com falha.

Para garantir que o novo método de backup fosse realmente seguro o Google contratou a empresa de segurança NCC Group para realizar uma auditoria completa.

A agência descobriu alguns problemas mas o Google diz que eles foram corrigidos rapidamente. O relatório completo da empresa está aqui, para os nerds de plantão que curtem informações direto da fonte.

Não está claro quais telefones irão usar esta nova funcionalidade de backup, mas possuir o Android 9 Pie é um dos requisitos. Ou seja, se você como eu, tem um telefone que não será atualizado para o Android Pie, é bom pensar, caso queira usar, em comprar um dispositivo novo.

Mas quem tem os dispositivos do Google, ou seja, os Pixel, com toda certeza já devem ter a funcionalidade ativada, ou estarão para receber nas suas próximas atualizações.

 

Via Android Police

Posted from my blog with SteemPress : https://loucoporandroid.com/os-backups-em-nuvem-do-android-pie-agora-sao-encriptados-com-a-senha-da-tela-de-bloqueio-do-usuario/

Postado originalmente na rede Steemit: https://steemit.com/@ataliba/osbackupsemnuvemdoandroidpieagorasoencriptadoscomasenhadateladebloqueiodousurio-wanu0gunxm

comments powered by Disqus