ZTD, GTD e as metas ...

Sempre falo um pouco sobre organização pessoal aqui porque no fim eu sou um desorganizado nato. Com isto, em geral, eu não cumpria minhas metas ( que nem sempre eram claras ou sequer existiam ... ) e chegava ao final do ano sempre com aquela sensação de que eu havia perdido mais 365 dias. 

Esta sensação era falta de uma organização pessoal. Ou seja, eu sim, cumpria metas, mas nem sempre elas eram parte do resultado final que eu queria. 
Assim, eu focava em tarefas que nem sempre me levariam a um resultado adequado.

Desde 2010 venho desenvolvendo e aplicando a metodologia do GTD na minha organização pessoal. Não aplico o GTD puro, mas uma metodologia baseada no que David Allen explica no seu livro "A Arte de Fazer acontecer" ( aliás, obrigatório para quem quer sair do caos ). 
Com esta metodologia eu consegui sair do caos absoluto a um ponto de organização razoável que pelo menos não me deixa perder totalmente o foco.

O grande problema do GTD era que ele organizava, mas não me dava aonde chegar pois ele é focado em limpar a caixa de entrada. Ou seja, eu até era produtivo, mas será que eu era realmente produtivo nos pontos que eu precisava.
Comecei a pesquisar e em 2012 eu dei de cara com um método muito bom que é o ZTD.
Em suma, o ZTD basea-se nos resultados. Ou seja, sim, você tem metas anuais, mensais, semanais e deve revisá-las a fim de saber se no fim você conseguiu cumprir aquilo que você almejava.

E foi com esta descoberta que eu finalmente cheguei em um estado de excelência interessante neste ano de 2013.
Janeiro está se mostrando um mês altamente produtivo em todos os quesitos, e porque ?

Primeiro, porque eu já abri o ano tendo como meta caminhadas diárias que em janeiro somariam 50Km. E eu já cumpri, diga-se de passagem e já adicionei uma meta de 195 Km até o mês de março.
Isto já me ajudou em uma queda maravilhosa de peso este mês e não precisar mais ficar tomando uma Neosaldina todo dia pela manhã ( sim, eu já acordava com dor de cabeça ).

Consegui limpar as caixas de entrada com trocentas coisas e manter em organização tanto a minha vida no emprego full time quanto nas minhas consultorias. 

E n outras coisas mais, pois finalmente, com o ZTD eu cheguei num ponto em que eu sei o que cumpri e o que deixei de cumprir. 

O mais legal deste ano que se inicia é que eu consegui um feito raro. Em todos os anos eu conseguia cumprir minhas metas profissionais, mas sempre deixava minhas metas pessoais para trás. 
Este ano quem ficou para trás foi a meta profissional ( que eu tirarei o atraso em fevereiro ), mas a pessoal, que eram as caminhadas e a perda de peso, simplesmente estão cumpridas. 

Para fevereiro espero que o ZTD me ajude aqui no blog e em outros quesitos. 

Quem quiser conhecer o ZTD, há um livro com uma  uma tradução oficial em português ( legal, não é pirata, pode baixar ) que pode ser lido em diversos tipos de dispositivos ( inclusive tem uma versão para kINDLE ).
Sei que o post ficou meio fora do que normalmente eu faço aqui, mas pretendo discutir um pouco mais sobre o GTD e o ZTD em breve, inclusive o porque eu acho que o GTD deve ser o primeiro a ser implementado para depois você cair no ZTD. 
Mas ambos são ótimos métodos que bem aplicados vão te ajudar a chegar em um ponto de equilíbrio entre você e suas tarefas diárias.

 

comments powered by Disqus