Antes é sempre bom dizer. Este é um artigo em que eu apresento uma opinião minha sobre um assunto, portanto, muita gente pode discordar. Se discorda os comentários estão abertos para que você possa discutir 🙂
Feita esta introdução, pretendo fazer aqui uma série de posts sobre uma coisa que por incrível que pareça é tão trivial mas virou uma coisa meio esotérica. Sim, aquele negócio chamado hacking.
Sim, é estranho notar que muita gente imagina que o hacking é uma coisa que só existe na informática, não é ? Não, não é. O Hacking ou o ato de hackear é uma coisa que todos fazemos no dia a dia e nem sempre nos tocamos.
O hacking é ligado ao termo hacker. E o que é este troço chamado hacker ? Não, ele não é um tamagoshi que você pode simplesmente alimentar ( se bem que em geral, com um computador, coca-cola e muita comida um hacker pode ficar bem feliz ) , mas sim é um indivíduo muito curioso e ávido a procurar soluções e conhecimento.
Ele é um indivíduo que tende a modificar o hardware e o software de computadores desenvolvendo novas funcionalidades ou adaptando antigas.
O hacker é um eterno curioso. Não há limites. É o típico cara a lá Big Bang Theory que como o Sheldon e seus amigos acham divertido fazer funcionar.
É aquele cara que brilha o olho quando algo compila ou simplesmente fez algo funcionar sem nem saber se vai aplicar aquilo em algo.
Mas no fim, ele ganhou conhecimento.
Entendendo isto pare para pensar. São somente informatas que tem esta sede de conhecer algo ? Não.
Você faz tudo isto que eu disse acima e ainda não se tocou. Você que é uma profissional de artesanato que pega coisas que ninguém vê utilidade e transforma em utensílios uteis para o dia a dia.
Parou para pensar que isto é criar/modificar funcionalidades antigas dando a elas novas aplicações ?
Isto é hacking. É levar a mente a novos horizontes.
Você que é um chef de restaurante e hoje a partir de um prato de outra pessoa modificou chegando a algo muito mais delicioso. Notou que isto também é hacking ? Notou que isto é levar algo além do que simplesmente aquilo é ?
Poderia citar mais e mais exemplos aqui mas eu gostaria que todos entendessem o meu ponto.
Todos podem ser hackers. Hacker é um estado de espírito que qualquer pessoa pode alcançar em qualquer área do conhecimento humano.
E para alcançar este estado de espírito é necessário simplesmente deixar aquela criança adormecida e curiosa dentro de você vencer este adulto nojento e chato que você se tornou e novamente olhar o mundo além do que ele é.
Esta pequena introdução virá em cima do meu próximo texto que será uma pequena opinião de porque nós pais ou até, porque não, educadores, devemos incentivar e muito o espírito hacker que existe em cada um de nós.