Upload e Download de arquivos no serviço S3 da Amazon via linha de comando no Linux

Opa, tem um tempão que eu não escrevo por aqui. E, o motivo principal é que tirei férias durante um tempinho e resolvi dar um pequeno descanso para a mente. Meu foco, apesar de sempre ser aprender mais, este ano foi descansar.

Mas, nerd que é nerd não pára né ? E, por este motivo, eu ainda faço algumas brincadeiras por aqui. Como estou começando o uso do NetliFy para a maioria dos meus projetos on line, eu comecei também a brincar com o S3 da Amazon . E o projeto que eu comecei a migrar do Wordpress para o S3 + NetliFy é o Louco por Android.

E como é de conhecimento geral minha paciência com interface gráfica tende a zero e … sempre gosto de poder trabalhar na linha de comando. Procurando uma solução para subir mais de 100.000 arquivos para o S3 eu achei esta maravilha chamado aws-cli que é no fim, uma interface para interagir com a Amazon … via maravilhosa linha de comando.

Então, vamos brincar um pouquinho ?

Instale o pip do Python

A instalação do pip é bem simples. Ou seja.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install python-pip

Ou caso esteja em um sistema baseado em Red Hat como eu estou.

$ sudo dnf install python3-pip
$ sudo yum install python3-pip

Instale o AWS CLI

Após a instalação do pip a coisa fica bem fácil. É só usar o comando abaixo e ser feliz. Mas, pode ser que demore um pouquinho, então tenha paciência.

A documentação está aqui, caso seja tão curioso como eu sempre sou: http://docs.aws.amazon.com/cli/latest/userguide/installing.html .

$ pip install –upgrade –user awscli

Para facilitar, vamos adicionar o comando aws na variável PATH

E após instalar é só adicionar o comando na variável PATH ou então, criar um alias para ele no shell. Fica a seu critério.

$ export PATH=~/.local/bin:$PATH
$ source ~/.profile
$ which aws
/home/ataliba/.local/bin/aws

Aí é só testar se o comando realmente funcionou :

$ aws –version
aws-cli/1.16.196 Python/3.5.2 Linux/4.4.0-154-generic botocore/1.12.186