Cansei. Hora de dar adeus ao Wordpress e dizer um olá ao Markdown

A algum tempo eu venho me apaixonando pela linguagem de markdown. A vantagem de escrever todos os posts em arquivos de texto e depois praticamente, compilá-los em arquivos de texto html . Praticamente todos meus projetos, inclusive os que envolvem a confecção de documentos, como tutoriais ou livros .

E isto está me cansando da idéia de gerar posts tendo que entrar numa interface web, formulário de login, publicar o texto, formatar e etc. Sério, a anos não consigo usar ferramentas de office por este motivo. Ferramentas visuais são chatas e muito pouco produtivas.

Em compensação, olha que legal. Este post mesmo, aqui, eu estou escrevendo com o vim no terminal e, marcando aquilo que preciso. Sim, eu só preciso me preocupar com o conteúdo. Simples. Porque quando eu mandar este arquivo para o git, ele irá disparar um ci/cd inteiro que vai fazer todo o processo e entregar isto para você.

Sem que eu precise de me preocupar com nada mais que o conteúdo. O Hugo virou praticamente minha ferramenta de publicação agora. E, a pouco tempo eu conheci um outro que parece ser bem legal e, inclusive, será o tiro final para tirar o Wordpress de meus projetos.

Este artigo aqui do Devopstar mostra que ele migrou o site inteiro para o GatsbyJS que parece ser uma ferramenta tão interessante quanto o Hugo. Só que me pareceu mais interessante para o uso em blogs como o Louco Por Android, pois pelo menos ali naquele portal a coisa pareceu que funcionou bem legal.

Então aguarde para os próximos dias uma um artigo ( ou uma série deles ) de como eu migrei aquele projeto inteiro para o GatsbyJS ou, até, outro gerenciador de conteúdo estático. Já que neste quesito um outro muito bom é o Jekyll que é muito conhecido e também possui temas bem interessantes de magazine e blogs.

Vamos ver se desta vez eu consigo mandar o blog para um conteúdo completamente estático e vou conseguir finalmente deixar o Wordpress de lado.

Imagem diretinho do Pixabay