Soluções possíveis para o erro “asynchronous socket error 10061”

Recebi um email requisitando que eu explanasse alguns dos erros comuns encontrados por aí quando estamos trabalhando como analistas de suporte. E, comecei esta pequena série que vai aparecer aqui no blog de vez em quando. Espero que ajude alguém e, lógico, não se acanhem em pedir que eu explique aqui algum outro erro. Eles entarão na fila de posts e irei postar de tempos em tempos por aqui.

Bom, o socket error 10061 é relacionado a uma conexão que esteja sendo forçosamente recusada ou negada. Apesar da possbilidade deste erro acontecer com qualquer tipo de conexão com o servidor, comumente ele ocorre quando se tenta conectar a um servidor de email. Há várias razões para este erro. Um firewall pode estar bloqueando a conexão, o serviço pode não estar disponível, o programa servidor pode estar desativado ou desligado, os servidores podem estar tão sobrecarregados que não conseguem responder às requisições ou as portas que deveriam estar abertas podem estar bloqueadas ou momentaneamente bloqueadas. Cada causa tem uma correção diferente e após solucionadas poderão permitir ao usuário a conexão ao servidor.

Erro asynchronous socket error 10061

Erro asynchronous socket error 10061

Se você foi acionado por um usuário devido ao erro 10061 sempre que ele se conecta a um servidor primeiro dê uma olhada nos seus filtros de firewall e até nos firewalls de antivírus da máquina do usuário. Assim, conecte-se a máquina do usuário e faça um pente fino nas regras recentes de firewall da máquina. Caso não encontre nada por ali, dê uma olhada também nas regras de firewall de sua infra estrutura ou até, da máquina que hospeda o serviço de rede ao qual o usuário está tentando conectar.

Quando falamos de firewall a causa mais comum, é, logicamente o bloqueio de portas. Se for um serviço de email tenha certeza que a porta 25/tcp, 110/tcp, 143/tcp, 587/tcp, 465/tcp, 995/tcp. No caso de algum outro serviço, ligue ao atendimento ao usuário ou vá ao manual do serviço para ter certeza das portas que ele necessita para funcionar.

As outras causas, caso você não seja o administrador do ambiente ao qual o usuário está tentando conectar, dependerá de um pouco de boa vontade do administrador daquele ambiente. Isto porque ele terá que diagnosticar, em conjunto com você as causas do erro, como o serviço estar desligado ou sobrecarregado ( este, no caso de serviços web, por exemplo, podem ser diagnosticados por você quando entrar no endereço e notar a mensagem de erro ).

No caso de alta carga do servidor, aguarde alguns momentos ( minutos, horas ou dias ) até que a coisa normalize.

Ou seja, é um erro com uma necessidade de paciência por parte do analista e do usuário pois, apesar de simples dependerá de muita, muita investigação para se chegar a solução adequada.

comments powered by Disqus