Como resolver o erro xcrun error invalid active developer path no macOS

Meio impossível de não copiar o título dos locais aonde eu pesquisei para resolver meu problema já que, no fim, eu vou acabar realmente postando praticamente com o mesmo nome do autor da dica.

Mas para quem não sabe eu uso no dia a dia do trabalho atualmente o macOS. Por padronização a atual empresa aonde trabalho preferiu o macOS. E, lógico, apesar de ser sempre um defensor ferrenho do linux eu sei que em ambientes onde temos que ter controle mais apurados ou se força somente uma distro específica ( que rodarão todos os controles da empresa ), ou, então opta-se por um sistema que é Unix, no fim.

E o macOS é isto. Ao contrário de muito defensor ferrenho eu digo que ainda gosto mais do meu Fedora. Ali com meu LXDE me sinto em casa.

Mas hoje recebi um aviso que eu ainda não havia feito o upgrade de versão, e, realmente não havia feito.

Processo feito a primeira coisa que fui fazer foi … usar o git que é base do meu dia a dia ( já que hoje sou mais devops que sysadmin ).

E veio o erro

xcrun: error: invalid active developer path (/Library/Developer/CommandLineTools), missing xcrun at: /Library/Developer/CommandLineTools/usr/bin/xcrun

Que era um erro de path, eu já sabia mas precisei ir ao post citado acima em link para entender. O xcrun é um utilitário do Xcode e portanto, precisaria instalar o Xcode.

Há dois modos. Um é ir a este link aqui e baixar o pacote completo do Xcode e instalá-lo . Eu optei pela segunda opção que é rodar o comando

xcode-select --install

Um diálogo irá abrir e perguntar se quer baixar o Xcode ou simplesmente instalar as ferramentas de comando. Só clicar no instalar e ser feliz.

Aí é só o padrão aceitar as licenças de uso e pronto. Git reinstalado é só fazer seus comandos git feliz e sorridente.

Obrigado ao Marco pelo post e pela dica.

comments powered by Disqus