[RDS 2012r2] Como resolver o erro : “Licensing mode for the Remote Desktop Session Host is not configured.”

Muitas coisas mudaram no Windows Server 2012 e uma delas foi o Terminal Services que agora se tornou o RDS ( Remote Desktop Services ). E com isto houveram diversas mudanças na configuração que, no fim, para quem é mais velho na administração deste sistema operacional acabou por ficar meio perdido ( eu, por sinal, fui um destes ).

E há um serviço que faz parte do RDS que é o Remote Desktop Session Host (RD Session Host) que permite que o servidor hospede os RemoteApp ou desktops baseados em sessão ( Session-based desktops ).

Os usuários podem se conectar a servidores RD Session Host em uma sessão para executar programas, salvar arquivos e usar recursos neste servidores ( basicamente, o famoso e antigo Terminal Service que já conhecemos muito bem ).

E recentemente em uma implementação bati com um problema bem chato pois o servidor teimava em não reconhecer as licenças que estavam atribuídas aquele servidor.

E com isto o servidor apresentava o seguinte erro :  “Licensing mode for the Remote Desktop Session Host is not configured.”

<a href=“https://cybernetus.com/wp-content/uploads/2016/06/licensing_mode_for_rds_host_server_is_not_configured.png” data-rel=“lightbox-image-0” data-rl_title="" data-rl_caption="" title="">licensing_mode_for_rds_host_server_is_not_configured

E procurando por fóruns batia sempre nas soluções que eu havia já implementado mas cai em um blog em que os caras haviam desenvolvido uma solução bem interessante para o RDS 2012r2.

Uma das soluções inclusive era a exclusão da chave GradePeriod que por sinal … não resolve em nada. No fim, só exclui esta chave do Registro do Windows e não resolve problema nenhum.

Os comandos abaixo efetuam a definição correta do licenciamento do host de sessão do RDS usando o WMI CIM provider :

[brsysb]$obj = gwmi -namespace “Root/CIMV2/TerminalServices” Win32_TerminalServiceSetting

$obj. SetSpecifiedLicenseServerList(“licserver.domain.local”)[/brsysb]

Depois vá para o registro e mude manualmente a seguinte chave :

[brsysb]HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\RCM\Licensing Core\LicensingMode[/brsysb]

Onde você deve mudar a DWORD para 2 se for Per Device ( por device ) ou 4 Per User ( por usuário ).

<a href=“https://cybernetus.com/wp-content/uploads/2016/06/registry_editor.png” data-rel=“lightbox-image-1” data-rl_title="" data-rl_caption="" title="">registry_editor

Depois disto é só reiniciar o servidor e ser feliz. O erro terá ido embora com toda certeza.

 

comments powered by Disqus