O que realmente será o Jarbas ( nome provisório )

Demorei mas vou falar um pouco sobre quem é o carinha que eu pretendo trabalhar a partir de outubro. Sempre tenho um projeto pessoal rolando mesmo que hoje eu tenha bem menos gás do que eu tinha quando este blog iniciou.

Mas quem acompanhou no twitter a um tempo atrás eu falei muito sobre tentar criar um tipo de Alexa feito em casa. Porque ?

A resposta é a de sempre. Curiosidade. Como eu já vi que é possível acordar um dispositivo com voz usando algumas libs do Python imaginei um bom projeto para fazer funcionar Python e o próprio ChatGPT.

Como agora algumas destas inteligências como o GhatGPT tem apis que podem ser usadas de qualquer modo, eu pensei em fazer isto. Como eu tenho aqui em caasa um NodeRED rodando inclusive em uma TV BOX ( sim, uma TVBox ) destas chineses bem baratinhas.

Como com a entrada do Lulla o Taxxad resolveu meter os ferros em importação os componentes ficaram bem caros. Ando pensando até em comprar uma raspberry pico para tentar implementar algo bem simples. Mas a memória é bem pequena e possivelmente vai gerar lentidão.

Assim o Raspberry hoje acabou sendo algo que está ficando inviável. Aí, pensei em usar outra TV BOx. As tvbox apesar de virem com Android possuem alguns hacks que permitem rodar o Linux nelas.

Apesar dos empecilhos técnicos que possma aparecer acredito que poderá ser um bom teste, mesmo que eu acredite que com o Raspberry o processo seria muito mais tranquilo.

Agoraa vamos ao importante, o que vai ser este projeto ?

A idéia do projeto é montar do zero um assistente virtual aproveitando inteligências com o GhatGPT por um motivo principal. Anteriormente do Google permitia criar algumas ações pessoais no assistante. Como não temos mais isto ( o Google removeu isto para se dedicar ao Bard ) para não ficar mais a pé eu pensei neste projeto. A idéia é criar o mesmo e ele conseguir se comunicar com o Home Assistant e o NodeRED. Com isto ele vai passar também a ter capacidade de comunicar-se com os dispositivos inteligentes da casa.

Como eu tenho o implante NFC ( conhecido como biochip ) eu penso em inserir também algo no código para tags NFC.

Portanto, coo eu disse é um projetinho interessante e modular mesmo.

Os passos são os de sempre.

  1. Levantamento como eu já disse acima, que tomou um tempo do cão
  2. Escolha e compra do hardware ( vai tomar os próximos dois ou 3 meses )
  3. Paralelamente já começar a testar o código integrante com o ChatGPT e outras possíveis IAs
  4. Preparação do ambiente ( ligar na rede, etc )
  5. Testes
  6. Publicação do projeto ou vídeo ( num sei vou torná-lo público )

Este é o Jarbas … vai dar trampo mas será um projeto super legal.