Pesquisador alega que um método de randomização em compilações aumentaria a resistência a malwares

Que a computação a anos tenta se basear no corpo humano para tentar tornar os sistemas operacionais mais seguros não é novidade. A alguns anos atrás cheguei a ver inclusive alguns estudos relacionados a tentar implementar nos sistemas operacionais os mesmos comportamentos do sistema imunológico do corpo humano nos sistemas operacionais.

Chega a ser uma viagem ? Chega, mas no fundo é tal qual pensar que no futuro uma máquina irá pensar tal como nós na Inteligência Artificial.

Este paralelos entre biologia e computação sempre aparecem. E inspirado pela resistência natural oferecida aos patógenos em diversas populações, Dr. Michael Franz da UCI sugere que um software comum pode ser igualmente fortalecido seguindo esta idéia, gerando um executável único para cada instalação. Parece uma idéia bem legal ( aliás, é utilizaa em diversos tipos de sistemas hoje ), mas o artigo não deixa claro como isto irá ser feito, mantendo a lógica do programa e muito menos quais tipos de ataques este tipo de abordagem poderia evitar.

No artigo há inclusive um exemplo onde ele conseguiu gerar alguns protótipos do Firefox e do Apache ( Linux ) e testou alguns ataques ( infelizmente o artigo não fornece nenhum dado de qual ataque foi este ) e as estruturas não foram comprometidas. O único porém ao que parece foi que como o erro foi estranho a máquina ela requisitou que o sistema operacional fosse reiniciado.

O que eu senti falta foi isto, pois os dados que o pesquisador diz são bem interessantes. De acordo com ele a chance de uma máquina ser comprometida ao utilizar esta técnica é de um em um milhão. Isto é legal se pensarmos com o uso desta técnica, se hackers conseguirem atacar uma máquina, somente mais algumas outras serão atacadas.

A eficácia dos zero days cairia um pouco abaixo do que elas tem hoje.

Resta agora realmente esperar um paper oficial com alguns estudos de caso, para, aí sim ficarmos realmente animados com esta notícia.

Deixarei abaixo o link para a matéria oficial onde poderão ler um pouco mais sobre a notícia.

Fonte: Slashdot

comments powered by Disqus