Opção “Migrate” desabilitada na interface Web do Vcenter

Eu encontrei este problema a alguns meses em um Vcenter 6.x. Por algum motivo estranho não dá para migrar as VMs para outros hosts pois a função de migrate, na interface web, fica desabilitada.

O engraçado é, que, se estamos no client ( aquele antigo que está sendo desabilitado ) a função está lá firme e forte. Ou seja, é algum bug estranho de comunicação entre a estrutura web do Vcenter e componentes internos do sistema ( o que não é novidade ).

Muitas KBs por aí estão disponíveis e todas sem exceção pedem que a máquina seja parada. Eu achei esta solução mais prática, apesar de entender mais ou menos o que pode ocorrer neste caso.

Pesquisando na internet cheguei a uma solução bem gambiarra. A idéia é remover a máquina do inventário e logo após, voltá-la para o inventário.

Vale lembrar que ao remover a máquina e retorná-la para o inventário você irá perder todas as estatísticas de performance anteriores. Ou seja, se isto é importante para você, procure tentar outras soluções ( principalmente se você tiver suporte da Vmware ).

Symptoms/Sintomas: Migrate, Move To, Remove from Inventory, and Delete from Disk options are greyed out for a powered-on VM .

Cuidados: antes de efetuar os passos abaixo tenha certeza do datastore aonde a máquina está localizada, ou o processo demorará muito mais do que o esperado.

  • No Vsphere Client ou na Interface Web, clique com o botão direito na máquina desligada e clique em “Remove from Inventory”
  • Clique no Yes quando for perguntado e depois confirme para remover.
  • Clique em Home > Storage
  • Abra o Datastore onde está a máquina e depois procure o local onde está o arquivo vmx.
  • Clique com o botão direito no arquivo .vmx e depois clique em “Register VM”. Em versões antias isto pode ser “Add to Inventory”.
  • Siga o Wizard para adicionar a máquina novamente ao Inventário.
  • Clique em Home > Hosts and Clusters.
  • Clique com o botão direito na máquina. A opção “Migrate” agora está disponível.

 

comments powered by Disqus