Uma imagem super interessante sobre ferramentas de observabilidade no Linux

Não é preciso ser nenhum expert no mercado para saber que boa parte do que roda no mundo hoje está em Linux. Principalmente quando pensamos que o mundo virou um mar de containers e, no fim, o Kubernetes roda lindo e o solto no mundo Linux.

Com isto é cada vez maior a necessidade de saber usar e entender melhor o nosso amiguinho Pinguim. E, como todos os sistemas, mesmo em Kubernetes, estarão rodando sobre sistemas operacionais Linux, saber como debugar melhor os problemas é uma coisa legal.

E hoje no Linkedin achei um post muito legal onde esta imagem abaixo foi compartilhada.

O legal da imagem é que ela mostra as ferramentas com as quais conseguimos informações de cada parte do sistema operacional. Uma mão na roda para aquele dia fatídico em que você precisa de informações rápidas e nem lembra onde vai conseguir.

Vale uma discussão de algumas com o tempo aqui. Pelo menos agora tenho um mapa para possíveis posts por pelo menos um ano e meio né ? hahahahaha

E sim, são literalmente ferramentas de monitoramento já que no fim observabilidade é o monitormento anabolizado no fim das contas.

comments powered by Disqus