O Systemd alcança 550 mil linhas de código na sua mania de querer abraçar o mundo

O pessoal do Phoronix publicou hoje uma notícia que na visão deles é bem legal. Eu, ao contrário me assusto muito quando o jeito Unix de ser do Linux anda sendo perdido em detrimento a uma idéia de centralização que ao mesmo tempo que é muito interessante … se torna cada vez mais problemática.

O grande trunfo do mundo Unix-Like sempre foi a idéia de especialização. Cada ferramenta faz uma coisa específica, ou seja, cada pecinha de um quebra cabeça faz o todo funcionar.

O Systemd veio para ficar ( eu sei, infelizmente ) mas ele é o extremo oposto. Suas mais de 550 mil linhas de código tem a idéia de resolver sozinho diversos tipos de problemas do Linux , o que é, sem dúvida, uma aposta muito estranha em um mundo tão especializado como o do pinguim.

Pelo que o cara fala no post ele viu que hoje o systemd tem por vlta de 1434 arquivos e 571.704 linhas de código. São 15.282 commits de mais de 501 autores diferentes.

Lista de commits do Systemd

Lista de commits do Systemd

Ano passado o systemd teve por volta de 3.792 commits e este ano ele já teve por votla de 1.583 que adicionaram por volta de 153 mil linhas de código e removeram por volta de 127 mil linhas de código.

Lista de commits

Lista de commits

Por volta de 500 desenvolvedores contribuiram para a base do systemd, e os desenvolvedres principais são Lennard Poettering, Tom Gundersen e Kay Sievers.

Systemd commits

Systemd commits

E o que é assustador para os puristas dos Unix-Like é que mais coisas virão para ser adicionadas ao system ( sim, até suporte a DHCP tanto como servidor como quanto servidor ) e o código tende a ficar muito maior que as 550 mil linhas de código já que ele quebrou a barreira das 500 mil linhas de código a alguns meses atrás.

Ou seja, caminhamos para um cenário em que, quando o systemd parar você praticamente não mais conseguirá usar sua máquina. Um cenário assustador, principalmente quando pensamos que o próximo Red Hat já estará com o systemd e algumas outras grandes distribuições caminham para ele.

Um ponto interessante, é lembrar que o systemd já tem um movimento de boicote contra ele e algumas distros, como o Gentoo/Funtoo não o adotaram devido a algumas discordâncias com o modelo de conquista de mundo que ele tem.

 

comments powered by Disqus