Como já havia sido prometido pela equipe da Digital Ocean o IPv6 finalmente está sendo ativado em alguns Droplets. E, como também já era esperado este lançamento deveria ser em um datacenter numa área em que o IPv4 já está em franco esgotamento, ou seja, a Ásia.
Ou seja, quem possui Droplets no Datecenter de Cingapura já pode tranquilamente ativar o IPv6 no seu Droplet. Um grande ganho já que anteriormente éramos forçados a ativar túneis para ter o IPv6 nas nossas VPSs , não sendo o mais indicado já que este tipo de tecnologia oferece uma alta latência e por sua vez poderia gerar lentidão nos acessos neste protocolo.
O diferencial da Digital Ocean que é ser um provedor com uma fácil implementação de máquinas tendo como público alvo desenvolvedores, startups ( eu estou neste caso, já que esta máquina aqui está na Digital Ocean ) e pequenos negócios. Apareceu em 2012 e em 2014 acredito ser um dos provedores mais utilizados já que o custo de uma máquina com eles é maravilhosamente baixo, com uma qualidade boa no atendimento ( apesar dos problemas que já tive ainda acho uma das melhores opções ) .
A ativação do novo endereçamento IP é escolhida durante a criação da Droplet e ele já sai com o novo endereço IPv6.
Para quem não sabe o IPv6 tem uma maior espaço de endereços IP e utilizar a pilha dupla com IPv6 e IPv4 já preparará a infra estrutura de todos para uma migração para o novo protocolo quando necessário. Não vou ficar aqui discutindo o protocolo a fundo já que isto será assunto de um hotsite que estou para ativar em breve.
De acordo com Mitch Wainer do Marketing da Digital Ocean a escolha do datacenter da Ásia foi porque o processo de adoção do IPv6 ( mesmo que forçada já que foi o primeiro local onde os endereços Ipv4 terminaram ) está mais adiantado.
Vale a pena testar. Crie uma droplet ou ative o IPv6 em sua Droplet já existente e se prepare para esta nova realidade que no fim, já é uma realidade.