NSA e Snowden : segurança para aqueles que tudo podem ver

Que Edward Snowden profissionalmente é um embuste todos sabemos. Como profissional ele foi anti-ético e pegou informações valiosas da instituição a qual servia e as tornou públicas.

Para muita gente que caiu no golpe dele ( de ser ex-agente/funcionário da CIA ) ele virou um herói. Eu ainda sou da opinião que ele não passa de um dos grandes embustes de nossa era e foi uma arma poderosa para que os governos começassem a votar leis que “favorecessem” um maior controle da internet ( fingindo que estão “protegendo” a população ).

Agora o ponto principal desta que é uma das maiores violações de segredos dos EUA é ver alguns estudos interessantes. Eu ainda acho que esta violação foi um plano da NSA/CIA mas o estudo é interessante e merece ser lido.

Ao contrário deste tanto de ideologia que rola em volta do Snowden ( eu , no fim, só respeito o Assange, do Wikileaks, porque ele tem um histórico anterior de real luta contra o controle governamental ) um artigo do Bob Toxen discute algumas práticas de segurança que poderiam ter parado o Snowden ( e, logicamente, serve para qualquer tipo de “organização” ).

Outro ponto interessante do artigo, além desta maravilhosa aula sobre boas práticas de segurança da informação é que ele discute a constitucionalidade, e até a moralidade da espionagem da NSA ( governo ) em cima dos cidadãos.

O artigo é uma ótima leitura e por sua vez, pode ser traduzido para qualquer lugar do mundo, em que nós, cidadãos, somos forçados diariamente a entregar nossa vida para governos e seus “agentes” em todas as esferas que tem acesso a nossa vida sem nenhum pudor e responsabilidade.

comments powered by Disqus