Novidades sobre a Wayland no Fedora 21

Com toda sinceridade estou super animado com esta nova fase do meu blog e migrando o conteúdo para aqui eu fico cada vez mais seguro de postar sobre Linux porque sei que boa parte do meu público gosta muito deste sistema operacional. E agora, vou falar um pouco sobre como está o status do Wayland para o Fedora 21, que será uma distribuição que, tal qual o Red Hat Enterprise 7 veio com diversas modificações.

No Fedora 21 o pacote gnome-session-wayland poderá ser instalado ( ou seja, estará ainda disponível ) mas não será mais o servidor de display para no F21. Ele será uma opção mas pode ser esperado já para os próximos Fedora 22 ou até em versões posteriores que o Wayland vai substituir o servidor X.org como solução de exibição padrão ( ou seja, estamos caminhando para um novo mundo no Linux em que soluções antigas começam a “deixar” de existir para dar lugar a coisas novas ).

Entendam o Wayland como um servidor X novo para o Linux. Em breve vou falar um pouco mais sobre ele mas é bem por aí.

Com o Wayland instalado você pode já selecionar “Gnome usando Wayland” através do gerenciador GDM e a partir disto, você poderá ir diretamente para uma experiência totalmente em cima do Wayland sem usar alguns wrappers comuns como o XWayland ou rodar mesmo tudo em cima do X11.

Como eu já falei, o Fedora 21 virá com muita coisa nova e é bom ir se preparando.

 

comments powered by Disqus