Notepad++ 6.6.6 disponível para Download

O Notepad++ é uma das ferramentas mais conhecidas de todos os administradores de sistemas e também, programadores no mundo inteiro. O Windows é um sistema operacional carente de editores de texto puro eficientes como os que temos no mundo Unix, como o EMACS e o próprio VIM. 

Notepad++

Ele é um programa bom ( se você é do mundo Windows e não o conhece, está perdendo garantidamente muito mesmo ) e o ponto mais legal dele é suportar a sintaxe de diversas linguagens de programação.

Tem uma interface totalmente customizável e as linguagens de programação que o programa suporta são várias: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, JavaScript, makefile, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBScript, Unix Shell Script, BAT, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, Tcl, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Smalltalk, PostScript e VHDL. O bom é que além de suportar esta vasta gama de linguagens você pode definir suas próprias linguagens utilizando uma funcionalidade interna dele, onde você define a sua própria linguagem de programação.

Notepad++ em ação

Como é um programa voltado para quem quer sintaxe na sua escrita em texto puro ( normalmente nós que programamos ) ele suporta o autocomplemento, busca e substituição utilizando expressões regulares, divisão de tela ( que é sempre uma mão na roda em uma IDE ou simples editor de texto ), zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plugins ( o que torna o programa muito extensível.

Mas a curiosidade desta vez ( e garanto que foi uma grande brincadeira dos desenvolvedores ) é que ele está na sua versão 6.6.6 . Garanto que só este número levará diversas pessoas a não baixá-lo ( muita gente vai ligar a versão ao Capiroto, mas garanto, ele não é membro do projeto ) , mas ... eu garanto que vale a pena, pois há muitas resoluções de bugs e melhoras de funcionalidades como sempre.

Ele suporta autocomplemento, busca e substituição de expressões regulares, divisão de tela, zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plugins. Um plugin de usuário chamado TextFX, que provê opções de transformação de textos, é incluído por padrão.

O site do programa é este aqui e caso você esteja no Linux e queira testá-lo é só baixar o instalador e instalar utilizando o Wine,

comments powered by Disqus