Muitos usuários no seu blog

O blog Efetividade.net é um dos que está cadastrado no meu planet, que literalmente é um dos meus leitores de feeds atuais. Na realidade, apesar de usar a ferramenta de leitura de feeds do Google ( o Google Reader ) , a grande vantagem que esta ferramenta me fornece no momento, é a mobilidade.

Como estou de emprego novo ( ainda faço um post sobre isto quando tiver tempo ), e ainda não tenho máquina oficial ( estou usando um Notebook que eu ainda não sei se será meu ), estas facilidades são cada vez mais bem vindas.

Mas, lendo o meu planet, hoje, dei de cara com uma dica interessante que o Augusto Campos postou no blog. Na realidade, ele pegou emprestado um texto que fala sobre como suportar meio milhão de visitas em seu blog, usando algumas “personalizações” na estrutura de seu site.

O tchan da questão, é, que, algumas das dicas são impossíveis de serem implementadas em servidores compartilhados, como por exemplo, colocar o cache do WordPress em um tmpfs na memória do server ( legal demais, pois o acesso iria ser diretamente na memória e por aí vai ), e outras coisitas mais.

Mas, algumas são facilmente implementadas como por exemplo, o WP-CACHE, ferramenta de blog do WordPress que pode ser facilmente implementada por qualquer pessoa.

<a href=“https://cybernetus.com/wp-content/uploads/2015/09/eaccelerator.png" data-rel=“lightbox-image-0” data-rl_title=”" data-rl_caption="" title="">eaccelerator

Uma das dicas é o eAccelerator. que me pareceu bem interessante. Esta ferramenta facilita a vida da pessoa, pois ao invés de compilar o PHP toda vez que ele é executado, na realidade, ele guarda em um cache, o PHP já compilado, diminuindo o load, pois não gera um overhead todas as vezes que o script é acesssado.

Ótimo, pois, na realidade, torna o acesso a sua página mais rápido e o aumento de load do seu servidor, bem menor.

O ponto interessante é : se você usa os famosos servidores CPANEL da vida, você está ferrado. Em compensação, se você usa a DREAMHOST, você pode simplesmente fazer todo o processo, através de um bom tutorial fornecido pelo pessoal no Wiki da DREAMHOST.

Ainda não fiz o processo, mas devo executá-lo no meu site, este final de semana 🙂

Vamos ver como vai ficar … e posto o tutorial completo para instalação do eAccelerator na DREAMHOST, para facilitar a vida de quem está querendo testá-lo 🙂

UPDATE : durante esta madrugada eu já consegui instalar o eAccelerator, e ao que parece deu uma melhora razoável na renderização do site. Mas, como estes lances demoram para ficar estáveis, deu um problema agora de manhã que causava um erro fatal em tudo no site.

Desabilitei, retornei o serviço e estou estudando o porque aconteceu este problema. Se ocorreu uma vez, pode acontecer com mais alguém … aliás, peço a quem tiver algum erro neste período de implementação, me avise via email, MSN, etc etc

UPDATE 20/07/2007 11:16 – tudo rodando ok, após aplicar um patch no DRUPAL.

UPDATE 23/07/2007 : Pane geral, parece que algumas seções do site estão tendo problemas quanto ao carregamento, gerando erro 500. O lance é estudar este eAccelerator para ver porque ele está gerando este problema.

comments powered by Disqus