Como sou uma pessoa altamente aficcionada com a idéia de privacidade, com toda certeza um dos pontos mais importantes que eu sempre levo em conta é que meus dados não estejam facilmente disponíveis nem para o governo, principalmente e nem para grande corporações ( sim, até o famigerado Google ).
E com isto, eu sempre protejo meus dados internos do computador em volumes luks. E para quem já pensou que poderia acessar alguns dos meus dados via swap, desculpe. Ela também é um volume luks. Pensei em tudo.
E um problema é que somos preguiçosos. Acabou que eu comecei a usar a senha que eu tenho no meu volume luks em outros serviços e isto acaba quebrando um pouco o que eu quero, que meus dados estejam livres de olhares curiosos.
Então precisei mudar a senha. E para quem precisar do comando específico, segue aí abaixo. Lembrando que neste caso em questão eu tenho meu volume luks na partição /dev/sda3.
$ cryptsetup luksChangeKey /dev/sda3
E o processo é bem simples ( na realidade idêntico ao momento de criar a partição ). Você receberá um prompt para entrar a sua senha e confirmá-la.
# cryptsetup luksChangeKey /dev/sda3
Enter LUKS passphrase to be changed:
Enter new LUKS passphrase:
Agora é só reiniciar sua máquina e ser feliz com a nova senha do seu volume.