Jogos de computadores são mais que simples diversão. Ao contrário do que muita gente tem mania de falar ( como o Lobão e o Olavo de Carvalho ) por desconhecimento dos modelos matemáticos envolvidos nesta arte eles tem muitas aplicações além do vício de boa parte da população.
A matemática é divertida e já havia sido usada em alguns jogos para tentar mapear possívels confrontos nucleares.
O legal é que o mesmo conceito agora está sendo usado na Segurança da Informação.
Um grupo de pesquisadores agora formalizou matematicamente a estratégia dos hackers ( logicamente, entenda que isto não tem 100% de eficácia, mas é um modelo muito bom ) permitindo a qualquer pessoa ( logicamente ainda tenho minhas dúvidas que seja qualquer pessoa ) como governos, hack ativistas, cybermafia, etc determinar o momento ideal para qualquer ataque.
Isto é interessante principalmente para se estudar estratégias de defesa voltadas para os momentos onde você realmente precisa se defender, pois é um dos grandes erros que encontramos por aí.
Aconselho uma lida nos artigos que eu linkei aqui.