Migrando O Conteudo Do Drupal

Quem me acompanha a alguns anos sabe que este blog não começou logo agora. No passado este blog estava no endereço “ataliba.eti.br” e, rodava no Drupal .

Quem já usou o Drupal sabe que ele é uma ferramenta maravilhosa mas … acaba sendo bem chato mantê-lo com o passar dos anos. O ato de postar acaba ficando algumas vezes em segundo plano porque a manutenção dele é bem chata.

Ou seja, é um canhão, ótimo para desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, acaba gerando tanta mão de obra que no fim, você acaba desistindo de continuar a atualizá-lo. Mas, eu na época acabei esquecendo a máxima. Se você não atualiza, alguém vai acabar indo lá e … invadindo o seu CMS . E … foi o que aconteceu.

Eu estava tendo muito processamento aqui no servidor compartilhado na Dreamhost e, quando fui ver, meu diretório do Drupal estava tomado. Como estava numa fase bem desanimada com os projetos online eu acabei simplesmente desativando tudo e colocando uma página em branco online.

Logo depois comecei a brincar com o Hugo e agora, estou aqui, neste tarde de segunda-feira fazendo aquilo que é mais divertido na informática. Engenharia Reversa do Drupal para conseguir recuperar meus dados da base dele e, conseguir jogar tudo aqui no Hugo.

Portanto, se tudo correr bem, e meu script realmente rodar de forma aceitável, brevemente coloco boa parte do antigo conteúdo do ataliba.eti.br aqui no cybernetus.com .

E a partir daqui é só ser feliz :-) Sem interface web, e só me divertindo com o VIM e o rsync .

comments powered by Disqus