Microsoft estava pagando blogueiros para falar bem do Internet Explorer

Se há uma coisa que temos que admirar nas pessoas é a integridade. E por incrível que pareça integridade quando se fala de projetos on line é algo muito importante. Em todos os sentidos a sua integridade, como blogueiro, Internet Marketer ou uma pessoa qualquer que tenha projetos on line é sua maior riqueza. 

Porque ? Porque é isto que você vende. Ou seja, quem vem aqui, e é leitor fiel tem a idéia de que eu vou aqui expressar minhas opiniões ( ou pelo menos boa parte delas ) com pelo menos um pouco de fidelidade a tudo que eu sempre escrevo aqui. Por isto eu, pelo menos, sou tão fã de blogs. Porque ao longo dos anos você vê a evolução do indivíduo ( principalmente em blogs antigos como o meu que já vai para 13 anos on line como site/blog ) e pode analisar o como ele mudou sua visão de mundo. 

Microsoft Safadênha

Mas infelizmente algumas empresas parecem não entender isto. E a Microsoft por algum motivo bizarro resolveu que iria pagar para blogueiros para que falassem bem de seu navegador Internet Explorer. 

O caso foi revelado pelo fundador do TechCruch, Michael Arrington que publicou um email que recebeu ( ao que parece por puro acidente ) de uma agência. 

A agência que organizou a campanha publicitária que pagava blogueiros para falar bem do Internet Explorer foi organizada pela SocialChorus, sob solitação da própria Microsoft ( que agora finge que não sabia de nada depois que tudo foi publicado ). De acordo com a Microsoft a agência agiu de modo errado e que não é assim que ela trabalha.

Mas conhecendo este tipo de empresa, sabemos que não é assim. Tanto políticos quanto grandes corporações sim pagam algumas pessoas para falar bem dos seus produtos. O esquema era o seguinte: as pessoas deviam publicar um post elogiando o Internet Explorer e enviar o link para a SocialChorus e receberia o pagamento em cheque, dando o nome disto de "postagem patrocinada".

O programa ganhou o nome de "RethinkIE Blogger Network" e pasmém, ainda é possível encontrar posts de blogueiros com a hashtag sugerida "#IEbloggers".

Uma coisa é certa, tanto para os blogueiros que aceitaram o programa quanto para a Microsoft foi um grande tiro no pé. Agora qualquer post falando bem do Internet Explorer terá muito menos peso do que teria anteriormente.

Lembre-se, Microsoft, a internet é muito cruel e tem uma memória infinita.

comments powered by Disqus