Linux Foundation disponibiliza a two factor autentication para o Git

A Linux Foundation está subindo a autenticação de dois fatores ( two factor Autentication ) para o git do kernel.org.

Em particular a Linux Foundation está pedindo que mais desenvolvedores do kernel passem a adotar um método de autenticação adicional além de suas senhas e chaves no SSH. A Fundação Linux e a Yubico firmaram uma parceria para oferecer Yubikeys para desenvolvedores do kernel esta semana nos eventos de Linux em Chicago para incentivar ainda mais o uso da autenticação de dois fatores nos repositórios git.

Foto da Yubikey

Foto da Yubikey

Cem Yubikeys estão sendo entregues para desenvolvedores do kernel. A Yubikey é um dispositivo USB capaz de armazenar um símbolo secreto e uma chave gerada na hora ( tal qual um token ) .

O dispositivo é compatível com o Linux ( é inclusive possível usar a Yubikey para logar no seu computador , em breve posto sobre isto aqui ) pois ele é reconhecido como um teclado pelo sistema operacional.

A mainline do kernel e os repositórios estáveis do kernel já usam autenticação deste tipo mas agora a Linux Foundation quer que os desenvolvedores passem a utilizar este tipo de autenticação em seus próprios repositórios e outros hospedados no kernel.org.

Se ficou interessado em saber mais, este post aqui na Linux Foundation pode lhe explicar um pouquinho mais sobre isto.

comments powered by Disqus