Desde ontem o que mais vem rolando eu venho vendo na internet uma bruta celebração em cima de uma possível ovelha que nasceu com rosto humano. Logicamente muitos comentários citando o famoso fim dos tempos e a 'pecaminosa' idéia de sexo entre espécies que podem gerar este tipo de 'anomalia'.
Bom, não sou biólogo. Mas eu contactei o Pirulla25 e o Yuri Greco para que talvez eles me dessem o argumento correto biologicamente falando pois eles são da área e eu, sou um mero cara da área de exatas. Mas, vou pela lógica.
Se tal coisa fosse possível haveriam diversos híbridos humano/cabra, humano/vaca nos interiores deste Brasil. Já que durante anos isto foi uma prática muito utilizada por garotos no interior, já que as coitadas das cabras/vacas sempre estavam ali dando bobeira para saciar a sede de sexo destes mancebos. Mas, lógico, isto é uma argumentação que não é tão válida, por isto, até pretendo em outro post falar sobre isto.
Primeira coisa. Sim, o acontecimento é real. A ovelha com traços humanóides nasceu na Turquia, tendo sido o veterinário Erhan Elibol que realizou a cesariana que trouxe a criatura ao mundo. Não entendi o porque, mas ele ficou horrorizado com a situação. A notícia foi divulgada em 2010 no Daily Telegraph e ao contrário do que é falado hoje aqui nos portais e no Facebook ( famoso ressuscitador de notícias ) não é atual.
O dito rosto humano é uma coisa discutível. Na realidade o rosto humano que dizem é algo com feições primatas ( ou até humanóides ) nos olhos, boca e nariz, tendo somente como características da ovelha as orelhas. A mutação rara, de acordo com o que foi divulgado ocorreu por causa de diversos fatores, desde o alimento dado a mãe do cordeiro ( excesso de vitamina A ).
Casos como este já ocorreram aqui no Brasil ( em que uma cabra nasceu com um rosto "humano", quando na realidade lembra um rosto felino ou até, no máximo, um primata ) e no Zimbabwe onde houve o nascimento de um filhote semelhante ao citado nesta matéria.
O que ocorre, em minha mera opinião em todos estes casos é um fenômeno conhecido por pareidolia. Carl Sagan fala sobre este fenômeno no seu livro "Um mundo assombrados pelos Demônios".
Os humanos, como outros primatas, são um bando gregário. Gostamos da companhia uns dos outros. Somos mamíferos, e o cuidado dos pais com o filho é essencial para a continuação das linhas hereditárias. Os pais sorriem para a criança, a criança retribui o sorriso, e com isso se forja ou se fortalece um laço. Assim que o bebê consegue ver, ele reconhece faces, e sabemos agora que essa habilidade está instalada permanentemente em nossos cérebros. Os bebês que há 1 milhão de anos eram incapazes de reconhecer um rosto retribuíam menos sorrisos, eram menos inclinados a conquistar o coração dos pais e tinham menos chance de sobreviver. Nos dias de hoje, quase todos os bebês identificam rapidamente uma face humana e respondem com um sorriso bobo.
Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde não existe alguma. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.
Ou seja, observe bem, você tem a tendência a ver uma face em tudo a sua volta. Daí fenômenos de reconhecermos face no escuro ( os famosos monstros da nossa infância ), em uma xícara, em um vidro, etc. E, como é facilmente observado nas imagens que eu postei aqui o que vemos não é humano, e sim, formas que nosso cérebro teima em fazer com que sejam humanas, já que somos meio que programados desde o início para este fim.
Um exemplo desta nossa característica é o desenho acima que eu retirei do verbete. O que há aí em cima nada mais são que diversas figuras geométricas que automaticamente nosso cérebro reconhece como uma FACE.
Assim, é evidente que além da necessidade de conseguir audiência ( evidente, são portais que vivem do momento, ou seja, curtidas e compartilhamentos ), não há verdade no que foi postado.
O que há é forcação de barra, e juntando a Pareidolia com a indução do título do post, é evidente que a maioria das pessoas verá uma bestialidade fora do comum e por sua vez, divulgarão sem pensar se aquilo é real mesmo ou não.
Assim, é aquela que eu sempre falo aqui ... duvide sempre.