A leitura errônea dos 38% da Dilma e seu apoio nacional

Eu sei que este vai ser daqueles posts que vai ter um bando de gente chata me chamando de "fascista", de "direitista" e outros adjetivos não tão amáveis. Mas querem sinceridade ? Não gostou, é só fechar a página do blog e ir a blogs como o do Paulo Henrique Amorim que vai fazer a leitura que vocês esperam do governo, já que ele é além de aliado do governo praticamente mantido por ele. 

Por outro lado, lógico, vai ter o povo da direita me chamando de idiota, de vendido, de etc etc. Ou seja, eu não faço parte desta dicotomia ridícula que virou a políica brasileira. Hoje, eu só sei que não voto em qualquer candidato das bandeiras PT ou PSDB. 

Portanto, após esta introdução, vamos ao que eu iria realmente escrever. Recebi esta maravilha no Facebook, que logicamente teria que ter vindo de um político ( lógico, duvidoso ) do partido. 

Pesquisa para o primeiro turno

 

Eu sei, já tem nego subindo pelas paredes porque o Brasil está com a Dilma. Eu acho que o Brasil, realmente pode estar. Até porque matemática é uma ciência praticamente desconhecida das pessoas e que nos leva a disparidades como esta. 

O outro problema é que todos adoram manipular as pesquisas. Um candidato falará que a Dilma caiu e ele cresceu X ( sim, todos sabem que este é o modo como o PSDB lê este tipo de pesquisa ) e o Petista lê os 38% dos votos como apoio a presidente. 

Como eu não li a pesquisa inteira não tenho dados para lhes dizer se realmente ela tem 38% dos votos válidos e se realmente os outros candidatos todos ( inclusive os nanicos ) são menos que a soma dela. Portanto, eu vou me ater a uma leitura bem crítica da imagem acima, sem me enveredar por todos os dados ( coisa que pretendo fazer depois para ensinar como ler as pesquisas eleitorais de modo crítico ). 

Se a senhora Presidenta hoje ganhasse com 38% dos votos do Brasil, mesmo que ela chegue a sua reeleição, ganhar ela não ganhou queridos amigos. 

Se ela tem somente 38% dos votos, ela tem hoje uma não aprovação direta de 62% do Brasil. Portanto, ela não tem o apoio nacional que a imagem acima quer dizer e que lemos nos comentários postados por aí. 

Em suma ... desculpa aí aos que comemoram a pesquisa mas  a matemática é uma ciência cruel e exata e não permite nada além de uma única leitura :-) 

Uma básica prova de que esta seria a vitória dos derrotados. No fim, derrotados seremos nós, o povo que estamos em uma eleição em que deveremos escolher o menos pior. 

Em um próximo post explicarei o porque deste tipo de imagem é tão usada na internet :-) 

comments powered by Disqus