[Golpe no Facebook] Anúncio “Você caiu na malha fina” espalhando malware

Hoje a tarde estava dando um gás em algumas coisas nos blogs e programando um pouco e acabei zapeando um pouco o Facebook.

Os grupos como sempre nada de novo mas … acabei dando de cara com um anúncio sobre o assunto Malha fina. E como todo bom brasileiro, que morre de medo da Receita Federal que existe no fundo para nos ferrar, cliquei no link para ver se havia algum serviço ou informação interessante.

<a href=“https://cybernetus.com/wp-content/uploads/2017/10/receita-federal.png" data-rel=“lightbox-image-0” data-rl_title=”" data-rl_caption="" title="">

E não havia informação nenhuma. Ao clicar ele encaminha para um arquivo que contém um zip ( consulta.CPF-CNPJ.zip ) que já me deixou meio cismado ( o problema é que muita gente deve ter clicado no arquivo e se infectado.

E nem preciso dizer daqui em diante que o negócio é para espalhar malware né  ? Primeiro, porque o UOL não utiliza o bit,ly para espalhar suas notícias e, segundo, porque, mesmo que o UOL fosse fornecer algum app para você consultar isto eles primeiro o forçariam a acessar o portal, para gerar acesso e ganhar com anúncios.

Mas, não fiquei tranquilo e fui direto para o Virus Total ( clique aqui para ver o relatório completo ) e já mostra que quem clicou tem um bruta problema na mão.

<a href=“https://cybernetus.com/wp-content/uploads/2017/10/receita-federal-virus-total.png" data-rel=“lightbox-image-1” data-rl_title=”" data-rl_caption="" title="">

Portanto, caso você tenha caído no golpe eu de cara já instalaria um bom antivírus ( esqueça os gratuitos, instale algo profissional e sério ) ou chamaria um técnico para efetuar a remoção do malware.

E evite o uso de sistemas bancários ou financeiro na sua máquinas após o acontecimento do problema.

Tanto o bit.ly quanto quem está hospedando o arquivo já foram avisados para bloqueio. O Facebook também, mas a estrutura  anda extremamente irresponsável com este tipo de anúncio, pois não é a primeira vez que vejo algo como isto ser publicado.

Deve ser porque gastam muito tempo caçando nudez e esquecem de coisas básicas, como um malware sendo espalhado por sua rede … por um anunciante qualquer.

comments powered by Disqus