Gobolinux chega a sua versão 015

Caramba, voltei no tempo agora. Havia um bom tempo que eu não ouvia falar do Gobolinux, uma distribuição brasileira que a anos atrás propôs uma nova organização do sistema de arquivos a fim de que ele ficasse bem mais parecido com o Windows.

Foi noticiado se não me engano em uma Revista do Linux ( sim, é uma distro bem antiga ) e eu mesmo fiquei bem interessado na época. O grande problema de anos atrás é que não era tão trivial quanto hoje testar uma distribuição. Hoje, é só subir uma máquina virtual, testar e ser feliz.

Naquela época era praticamente uma reoganização do sistema operacional inteiro, para que o HD ( que já não era tão grande assim ) suportasse a nova distribuição.

Mas o importante é que o Gobolinux após seis anos ( a última foi em 2008 ) sem lançar nenhuma versão e dois meses após um beta, deixou disponível a versão 015. Os pontos mais importantes desta nova versão são :

  • Migração do /System/Links para /System/Index;
  • Eliminação do superusuário ‘gobo’ e agora, o sistema operacional usa o ‘root’ como padrão ( talvez para tornar mais simples escrever os scripts , ou seja, até aproveitar de outras distros, para preparação de novas versões );
  • Suporte a Live USB ;
  • E, usa o Enlightenment como desktop.

Ou seja, é hora de preparar a máquina virtual para testar o GoboLinux, já que sempre é uma surpresa testar uma distro tão criativa como eles sempre foram.