Falha e possível forma de exploit no Systemd com o Gnome Shell

Bonito. Parece que já há um bug que pode ser explorado em sistemas que rodam o systemd e o Gnome Shell.

Este problema é parte do Bug reportado na  RedHat de número 1043212 no Fedora 20 que é relacionado a uma criação incorreta do /var/run/nologin .

De acordo com a explicação de um usuário no bug ele é relacionado com outros erros e descreve um problema com o gnome shell e o systemd que leva as pessoas a perderem o controle de seu sistema quando a blindagem do gnome-shell acontece ( automaticamente ou forçado com o super+l). As pessoas não podem logar em sua máquina até que mudem para o console para sair corretamente. Outro usuário relatou que por causa disto, se você entrar em hibernação e sair ( uma vez que o problema acima acontece ) você não precisa de nenhuma senha para burlar a blindagem. Você automaticamente ganha o controle da máquina e assume totalmente seu controle.

A falha é bem interessante, mas ao que eu vejo o problema é realmente voltado para desktops onde a hibernação é algo bem constante. Mas é uma falha e espero que seja corrigida rapidamente.

Fonte: Phoronix