Engenheira é demitida do Google ao criar ferramenta de alerta sobre direitos trabalhistas

A um tempo atrás eu li esta notícia. Como sou um cara lerdo demorei para falar sobre isto. E nem vou entrar no mérito de direitos trabalhistas. Vou entrar em outro mérito que é o ponto em que ninguém tocou nas matérias que eu li.

Talvez pelo famoso medo de mexer em vespeiro. Mas como eu adoro mexer em vespeiro, desde sempre, já viu né ? Vou mexer.

O outro ponto bom é que como pouca gente lê o blog ( e conhece meu jeito tosco de ser ) não vou ter muito problema ( ou vou hahahahaha ). Mas é bom lembrar que o ponto a ser discutido aqui é as atribuições de um cargo. Ou seja, quando se trabalha com profissões que envolvem segurança da informação ou auditoria, certas ideologias nem sempre devem ser aplicadas … pois podem quebrar inclusive todo o seu trabalho.

Então, vamos lá ? Primeiro vamos lembrar quem é um profissional que trabalha com segurança da informação e, no fim, qual é o papel dele dentro de uma empresa.

Qual é o papel dele ? Simplesmente assegurar que uma série de padrões sejam seguidos dentro da corporação, incluindo os padrões de desenvolvimento e também, de disponibilização de recursos, incluindo o tal do software .

Portanto tal funcionário deve ser guardião de alguns padrões. Pode ter ideologia ? Pode ter mas ferramentas da empresa que tem um determinado fim devem ser SEMPRE utilizadas para aquele fim.

Apesar da matéria, escrita no Infomoney dizer que a funcionária alterou o sistema, na realidade, o erro dela nem foi bem este. Como uma funcionária de um setor de segurança ela realmente cometeu um grande pecado que é utilizar um recurso que oficialmente era para enviar comunicados de segurança para enviar notificações sobre informações trabalhistas sem que o processo fosse aprovado por algum responsável.

Assim, ela, sozinha, quebrou toda a qualidade do seu trabalho ( setor ) demonstrando que aquele mesmo recurso poderia ser utilizado por qualquer um ( que tivesse privilégios ) para enviar comunicados que poderiam inclusive roubar recursos da empresa. Ou, então causar alguma perda, downtime etc.

Só por este motivo ela sim já merecia receber uma advertência e, dependendo da sua senioridade ou até, cargo ( por exemplo, um cargo de confiança ) isto pode explicar sua demissão.

Como não temos pela matéria nenhum insumo para saber o que ela já havia feito na empresa ( se havia algum tipo de problema anterior ), eu não vou entrar no mérito se a demissão deveria acontecer ou não ( já que não sou dono e muito menos trabalho no RH do Google ).

Mas, na minha opinião a profissional errou. No cargo dela foi um erro tremendo. E, no fim, mesmo errando ainda quis sair como certa.

comments powered by Disqus