Se você quer realmente privacidade ... comece pelo seu email

Uma coisa que eu observo demais são as pessoas por aí ficando loucas de pedra quando anúncios aparecem nos seus dispositivos sobre algo que eles falaram por aí.

Evidentemente que há muita controvérsia sobre se as grandes empresas processam ou não o áudio dos seus usuários.

Eu, pessoalmente, além de achar que isto seria caro demais acredito que é muito mais legal, e fácil, simplesmente se ater aos milhões de metadados que cada pessoa no mundo entrega a grandes corporações e, também, aos governos de forma super amigável achando que está tudo bem.

Nem vou falar sobre o Whatsapp ( discussão que vai aparecer depois aqui no blog quando eu tiver paciência e tempo, já que eu não vivo disto ) mas, é praticamente o mesmo princípio.

Sim. E eu nem precisava falar muito sobre isto. Tudo tem que ser pago por alguém.

Portanto, se você não paga, lembre que o produto é você. No serviço privado, por exemplo, como um Google ou Facebook você e seus dados são insumos para que os mesmos forneçam uma máquina de anúncios incrível para seus anunciantes. Vale lembrar que ambas as empresas tem sua receita principal em cima dos anúncios, e não dos seus posts ali.

E não pense que isto é somente na área privada. Na área pública seus dados sempre serão usados contra você. Ou alguém já viu alguma vez a riqueza dos dados que temos nos serviços públicos para algo além de manter nossa subserviência a eles ? E, pasmém, se houvesse um serviço de email público, tenha certeza, o Firewall da China seria brincadeira perto do que teríamos aqui.

Mas isto é assunto para outro post, pois desobediência civil hoje é um dever, nem uma causa. E é em cima disto, e destas enormes corporações que vendem e entregam seus dados para quem quiser que eu resolvi falar um pouco sobre dois bons serviços de email. Tutanota e Protonmail .

Protonmail

Uso o Protonmail a alguns anos. Ele é um projeto pensado para proteger as pessoas e o modo como conversam e se comunicam.

Ou seja o grupo que criou o serviço quer nos garantir liberdade. O serviço inclusive já foi citado por Snowden, que apesar de ser visto como um herói por muita gente, ainda acho ele um coringa. Tanto parece ter ajudado o sistema quanto parece ter atacado o mesmo.

E o que faz este email legal ? Ele é criptografado. Ou seja, você precisa de duas senhas. Uma que é o login do seu email ( igual você já faz no seu Gmail, por exemplo ) e a outra, que é a sua senha de decodificação do seu email. Isto torna toda a sua comunicação e histórico de email totalmente privados, pois nem o pessoal do Protonmail pode decodificar isto sem sua senha.

Mas o interessante é que não fica somente aí. O serviço está estabelecido na Suíça, país onde as leis de privacidade de indivíduos e de empresas são mais fortes.

Vale lembrar também que você pode tranquilamente se comunicar com quem tem contas do Protonmail de forma totalmente criptografada, e, pode enviar e receber emails de outros serviços. Além disto, você pode combinar uma senha com um amigo, por exemplo, e enviar emails criptogrados para o mesmo, onde ele receberá o acesso ao que foi escrito somente quando usar a senha.

Um ponto legal que eu acho no serviço são emails que se destroem depois de um tempo. Usava isto para envio de senhas. Enviava um email criptografado que só seria acessível por um período de tempo. Após este período, o email seria totalmente destruído.

O serviço fornece uma conta gratuita. Se não me engano com 500MB de storage. Eu acho pouco mas para quem não for usar o serviço como seu email principal já ajuda demais.

E, caso queira, como eu faço, pague pelo serviço Premium. Eu acho interessante pois ajuda o projeto e ainda lhe dá privacidade.

Vale lembrar que o Protonmail pode ser acessado, caso queira, também via rede Tor. Para acessar a rede Tor sem grandes problemas pode usar o Brave ou o Tor Browser.

Tutanota

O Tutanota é um outro serviço de email que tem como foco a privacidade mas, não é tão poderoso quanto o Protonmail.. As vantagens principais do serviço, a meu ver são que ele em sua versão gratuita, de cara lhe fornece dois serviõs bem legais e essenciais. O primeiro é o email e o segundo, um calendário que está sendo prometido a eras pela equipe do Protonmail.

Assim, para quem quer algo mais rápido e que possa usar rapidamente, o Tutanota já ganha aí. Outro ponto bom é que ele fornece também 1GB de espaço já na sua versão gratuita. Bom ? Sim, até porque eu contratei a versão mensal e paguei uns 9 reais mais ou menos ( já que o dólar anda um roubo né ? ).

Além disto apontei dois dos meus domínios para ele ( já que o meu principal fica no Protonmail ). Ou seja, é super legal.

De resto é o normal. Todas as mensagens enviadas de um usuário para outro dentro do serviço são criptografadas. Todos os emails, contatos e calendário ( lógico ) são criptografados também. Ele usa um esquema de criptografia híbrida usando algoritmos simétricos e assimétricos ( AE 128 bits e RSA 2048 bits ).

Quando é enviado um email para um usuário de fora do serviço criptografado ele recebe um email com um link e ao clicar no mesmo e digitar a senha previamente combinada por ambos os lados ele pode ler o conteúdo.

Ou seja, quer privacidade ? Lute por ela. A responsabilidade é sua e não dos outros.