Discussões sobre o Systemd no Ubuntu server já foram iniciadas

O systemd parece realmente um caminho sem volta para a comunidade Linux. Se é bom ou ruim só veremos com o passar dos anos, mas , eu, pessoalmente, estou vendo isto com um olhar bem cismado. O systemd agora irá também aparecer no Ubuntu que sempre teve o Upstart como padrão.

A distribuição que teve grandes otimizações na parte de cache de SSD agora no Ubuntu 14.10 já promete que o systemd irá substituir o Upstart no Ubuntu 16.04 LTS que virá em abril de 2016. Enquanto o gerenciador de inicialização nao é migrado por muitas versões é possível utilizar o systemd experimentalmente mas, tal qual aconteceu com o Fedora e outras distrtibuições que já migraram para o mesmo muito desenvolvimento é necessário para que ele seja totalmente integrado ao ecossistema do Ubuntu.

Logicamente esta resolução de mudança do Ubuntu foi motivada porque o Debian, que é a base do mesmo resolveu mudar para o systemd também. Ao que parece ambas as equipes estarão trabalhando em conjunto para que o systemd seja logo seu sistema de boot padrão.

Mais informações podem ser conseguidas aqui no Launchpad e no vídeo abaixo.