Como os metadados influem na sua vida

Eu ia demorar um pouco mais para falar sobre metadados aqui pois estava preparando uma série de artigos sobre este lance da pandemia mundial. Mas, com o governo finalmente assumindo que realmente tem acesso a dados nossos ( e muita gente está crente que é a informação mesmo ), resolvi que era hora de falar um pouco sobre metadados.

Sim, estes elementos conseguem fornecer a analistas de qualquer área ( sim, de governos, a empresas privadas e até, o submundo da sociedade ) uma série de informações interessantes.

Então para começar vamos entender quem são os tais metadados .

Que diabos são metadados ?

Não dá para falar sobre metadados sem explicar o porque do prefixo meta. O prefixo “meta” vem do grego “além de”, portanto, dá para entender que os metadados são informações que acrescentam aos dados que você já tem e até lhe ajudar a chegar a uma conclusão. Quando se fala no uso geral, como eles são dados que levam a algo além do que já se tem, são usados para tornar mais fácil a organização deles.

Ou seja, os metadados podem informar do que se trata aquele dado de uma forma inteligível para um computador e facilita o relacionamento entre tudo que você tem coletado. Ou seja, eles conseguem evidenciar ligações entre os seus dados e, até, dar mais utilidade aquela emaranhado de pequenas realidades que você tem na sua mão.

Achou que havia terminado ? Calma …

Não terminou ainda. Sabe todos os dispositivos que usamos ao longo do dia ? Praticamente todos eles geram metadados a partir do seu uso.

Sabe aquela foto que você tira para postar numa rede social ou compartilhar como alguém ( e que depois que vai para a internet você nunca mais controlará para onde ela irá ) leva, caso você não tenha o cuidado de limpar o arquivo informações sobre o modelo da câmera ( sim, se for celular avisa isto ), data, tipo de ISO, tamanho e formato do arquivo e, caso você tenha GPS e o serviço de localização ativado, até o local onde a foto foi tirada fica disponível para quem souber extrair estas informações.

Sabe aquele programa delicioso do governo chamado “Farmácia Popular” . Eles tem metadados seus. Importantes sobre saúde já que você acaba pegando medicamentos em farmácias usando seu CPF. Ah, e sabe o programa de fidelidade da sua farmácia ? Ele faz o mesmo papel.

Suas redes sociais e sites de compras. Toda vez que você faz o login o site pega o seu IP ( Geolocalização ), o nome e versão do seu navegador, horário de entrada e saída e … todos os seus cliques durante aquele tempo. A partir disto, boa parte deles te entregam uma série de anúncios que tem o seu perfil de preferências.

Viu que a coisa é bem complicada ? E que, no fim, tudo que você faz na rede gera uma série de pequenas partes de informação que podem dar a qualquer grande corporação ou governo controle de muitas partes de sua vida.

Peraí …

Eu sei que a partir daqui você entende que independente de qualquer ação sua para tentar se proteger, em algum momento do dia você vai gerar dados que estão disponíveis para quem possuir dinheiro para acessar seus dados ou, consiga chegar até eles de outras formas ( um vazamento, por exemplo ).

Agora que está tão divertido você quer fugir ?

Calma amiguinho que está xingando o Doria com o representante do capiroto na Terra. Não, ele não é o único problema. Seu mito também é, junto com o Lula, Dilma e até o internacional Obama e, lógico, Trump .

Todos eles tem acesso a algum tipo de metadado de alguma forma. Governos, como o nosso tem por exemplo, dentro da Receita Federal dados de suas movimentações finaceiras ( sim, você querendo ou não, isto é repassado por eles pelos bancos, por exemplo ).

Sabe os metadados das suas movimentações por toda cidade ? As operadoras já tem isto a muito, muito tempo. Inclusive, informações sobre as características do seu tráfego e seu uso do smartphone. Duvida ? Já houve casos de invasões a grandes operadoras americanas a um tempo atrás para coletar este tipo de coisa.

Ou você acha que a polícia consegue mapear as ligações de uma pessoa como ? Lógico, não é daquele jeito que você vê nos CSI da vida, mas, sim, conseguindo cruzar os dados tanto de forma manual quanto usando alguns programas que eles tem acesso.

Uai, então a ação do Doria não é problema ?

Não disse isto. A única coisa que me assusta são as pessoas ainda ficarem assustadas quando o estado e seus representantes esfregam na sua cara o que eles sempre fizeram.

E, agora, com acordos que passam por cima de pedidos judiciais. Se antes eles teriam que abrir um pedido judicial para isto, agora, os governantes querem acesso completo a isto para nos defender da pandemia .

E é este o maior problema. Os agentes do estado a cada momento estão ganhando mais força. Se no passado quando o Lula propôs o cerceamento da imprensa a partir de uma regulação, agora, no meio desta pandemia e em meio ao medo … cada vez mais indivíduos estão dispostos a abrir mão de suas liberdades individuais.

Vou fazer um pequeno paralelo. Quem é pai sabe que crianças vão testando seus limites. E, quando você diz um não a criança tenta achar outro jeito de testar o limite, e assim vai ( ok, se você não é pai ou mãe, tem um cachorrinho, por exemplo, é mais ou menos o mesmo esquema de teste ).

Portanto, deu para entender para onde podemos estar caminhando ? Imagine este volume de dados e metadados que geramos todos os dias na mão de um estado que está, com esta pandemia conseguindo cada vez mais desculpas para ter acesso e, perseguir aqueles que discordam deles. Seja esquerda ou direita a hipocrisia é enorme. E todos querem acesso a informações que podem destruir e controlar os cidadãos.

Portanto, pare de se preocupar somente com o Dória. Pare de achar que ele é o hipócrita. Esqueça as idolatrias e comece a medir sua vida pelo quanto você está ganhando ou perdendo liberdade.

Aproveite que este momento de pandemia está nos ensinando o verdade papel dos indivíduos em suas comunidades locais. O verdadeiro papel que temos na defesa daqueles que podem precisar de nossa ajuda. E, está nos mostrando quem é o verdadeiro inimigo.

Finalizando

Portanto, para finalizar, esta imagem mostra bem o papel do estado e sua máquina.

E o pior … é pensar que ainda tem as empresas privadas que também cada dia lutam contra nossa privacidade …

O cenário é ruim. Mas é hora de aprender …

comments powered by Disqus