ClearOS 6.6 Beta 1 está disponível para download

Hoje é sábado e portanto, é dia de acordar um pouco mais tarde. Mas isto não impede que falemos mais um pouquinho sobre coisas geeks né ? Bom, o ClearOS, mais uma das derivações do RHEL/CentOS está com versão nova publicada.

O ClearOS 6.6 Beta 1 está disponível. A grande vantagem do ClearOS é que ele tem já uma cara , ou seja, foi pensado para ser um gateway ( a maioria das distros também, mas ele tem pacotes dedicados a este fim ). As outras utilidades para a distro são as mesmas que você teria utilizando qualquer outra distro do mercado, ou seja, servidores de rede robustos com uma estrutura totalmente baseada no Red Hat Enterprise, que, é, sem dúvida ( ainda , já que não temos ainda o famigerado systemd na estrutura do mesmo ) a distribuição com melhor suporte e mais utilizada no mercado.

Interface do ClearOS Linux

Interface do ClearOS Linux

O ClearOS 6.6 Beta 1 é baseado em todos os pacotes do upstream do RHEl/CentOS ( ou seja, utiliza os fontes da árvore principal destas distribuições ) e está introduzindo algumas coisas interessantíssimas como o WordPress, Joomla, Tiki Wiki e outras modificações. Bom, pois pode ser uma opção para quem utiliza a distribuição para servidores de rede estes CMSs.

A versão atual de desenvolvimento está focando no IPv6 ( sim, o que é interessante já que o IPv6 não é futuro, e sim, presente ) , ou seja, introdução de um suporte mais robusto ao IPv6 na distribuição e compatibilidade com o ClearOS 7 ( que será baseado nas árvores da versão 7 do CentOS/RHEL).

Vale, para quem ainda não está acompanhando o desenvolvimento do CentOS 7 ( que será a base do RHEL 7 ) ir ao blog dos caras, já que eles estão com o desenvolvimento a todo vapor.

Quanto ao IPv6, é sempre bom lembrar que ele não é mais futuro, é presente. Uma coisa que sempre brinco com quem comenta comigo sobre IPv6 é que IPv4 já é passado. IPv6 é presente. Ou seja, se você é administrador de rede, já está atrasado se não conhece IPv6.

Se é acadêmico e agora se interessou no IPv6 … só lamento. IPv6 já é tecnologia consolidada e testado, ou seja, de mercado. A academia já está necessitando começar seus estudos em melhoras do IPv6, ou seja, a próxima versão do protocolo IP.

Assim, se você quer conhecer pelo menos o básico de IPv6, dê uma olhada no site do IPv6.br .

E, se está interessado em conhecer mais sobre a distribuição ClearOS ( antiga ClarkConnect ) é só ir ao site oficial. VirtualBox na alta em breve, e possivelmente, um pequeno vídeo de como instalar a distro.

Fonte: Phoronix

comments powered by Disqus