Para quem ficou orfão do DynDNS que agora tem somente a opção de serviço pago, vou postar aqui cinco serviços que eu achei muito interessantes e tive a chance de testar ao longo da semana.
Hoje estou usando o DuckDNS e o MDNS ( da SDF ) já que a anos tanto o No-IP quanto o DynDNS não são minhas opções primárias 🙂
Portanto, vamos nos divertir então 🙂
1. DuckDNS
duckdns.org é um serviço de DNS Dinâmico que oferece contas com 4 subomínios do domínio duckdns.org. Doações opcionais ( que sempre são bem vidas para serviços gratuitos, já que eles não funcionam sem dinheiro ) dão acesso a mais subdomínios.
O que eu achei mais legal neste site são as explicações detalhadas de como configurar os cron jobs para utilizar a API deles de updates do DDNS. Eles incluem intruções detalhadas de como ativar o serviço inclusive em “micro dispositivos” como o Raspberry Pi e até, o script completo para uso no Mikrotik ( e o script funciona, estou com ele rodando no Mikrotik aqui de casa ). Ah, e se você tem uma instância na Amazon, não se sinta entristecido, eles dão as instruções detalhadas para ativar lá também.
Apesar de sua limitação por não fornecer suporte a domínios personalizados, somente um domínio para escolher o seu endereço, ele fornece o necessário. O domínio a ser atualizado por um ip que será dinâmico.
Assim é um serviço que fornece o que promete. E na famosa premissa de simplicidade. Ser um serviço simples, com boa privacidade, de código aberto e mantido completamente gratuito.
Como é um serviço com esta idéia garantidamente é um serviço que merece ser apoiado. Eu, já irei fazer minha doação em breve pois merecem pela simplicidade de operação e, lógico, pela idéia que é ter um serviço gratuito de qualidade sem muita encheção de paciência com outros serviços já existentes por aí.
2. NO-IP
Impossível não citar este que é talvez um dos mais conhecidos serviços de DNS dinâmicos do mundo.
Eu fui usuário durante anos mas acredito que boa parte do público brasileiro ainda seja cliente deles, já que fornecem de cara 5 hosts gratuitamente.
Eles incluem o redirecionamento de portas ( port forward ) e o redirecionamento de url ( url forwared ) que é algo que não é encontrado em outros serviços o que faz dele uma opção interessante caso isto seja realmente necessário para você ( isto pode ser interessante no caso de você estar em uma rede na sua casa com um serviço de internet que bloqueie um grupo de portas ).
Eles podem hospedar o seu domínio pessoal na sua versão paga ( premium ) e as contas gratuitas são sempre confirmadas mensalmente ( um email para cada um dos seus domínios ) senão os hosts são deletados.
De todos é o serviço mais profissional e logicamente, parecido com o DynDNS.
3. DNSDynamic
dnsdynamic.org é um daqueles básicos serviços de DDNS que tem uma coisa interessante. Ele permite criar ilimitados subdomínios para os domínios que eles oferecem. Os domínios são focados em geral nas utilidades como por exemplo “dnsget.org” ou “sql01.com”.
Outra opção legal que este serviço oferece é um serviço gratuito de VPN e um serviço grátis de proxy 🙂
Mas calma criança, não vá com muita fome ao pote. O serviço limita o tráfego no seu serviço de VPN e Proxy e tráfegos altos ou até ilegais não são permitidos ( ou seja, esqueça o P2P lá ).
Mas é um serviço legal e eu pelo menos achei a interface também muito usável. Não superou o DuckDNS, mas sem dúvida, é uma opção também.
4. GSLBme.com
GSLB.me é um dos serviços que eu achei mais interessante dos que eu testei. Eles fornecem gratuitamente a hospedagem de um domínio com suporte a DNS dinâmico. Mas este tem uma opção muito, muito interessante mesmo.
Eles fornecem um serviço de load balance geográfico. O serviço consegue ( teoricamente ) determinar o melhor servidor para aquele usuário geograficamente e redireciona todos o tráfego para lá.
Isto é super legal se você pensar em uma CDN ( ou seja, sua CDN ) pois pode ter servidores geograficamente espalhados no mundo inteiro.
Eu fucei pouco nele mas é uma opção para quem quer algo mais elaborado.
5. MyOnlinePortal
Este é um outro site interessante, o myonlineportal.net que é um serviço focado em subdomínios também com suporte a DDNS. Eles fornecem também um serviço de proxy HTTP para seu usuários.
Este serviço é bem legal mas tem um porém que deve ser bem pesado por quem é bem esquecido e desorganizado. Eles pedem que você visite o site pelo menos uma vez no ano para que sua conta seja mantida.
É algo que não chega a ser um grande risco, mas para os esquecidos, sim, pode ser um grande problema 🙂
E qual foi minha escolha ? Escolhi o DuckDNS 🙂 Simples, objetivo, rápido, livre e que merece ser ajudado por quem é usuário.
O que tem comunidades por trás ( ativas e que produzem ) me agrada 🙂
E para quem quiser uma lista mais elaborada, o pessoal do site GNuTomorrow fez uma análise de vários outros serviços. Vale a pena dar uma lida, pois foi onde eu conheci estes serviços aqui que estou indicando para vocês 🙂