Como implementar uma busca do DuckDuckGo no seu site/blog usando o Hugo

Privacidade é algo que eu levo muito a sério, e, aqui, principalmente. E, com isto, irei usar cada vez menos funcionalidades do Google ou Bing por aqui. E, o motivo nem precisa ser muito explicado porque todos sabemos que estes serviços coletam dados mesmo.

E como este espaço aqui é de um cypherpunk e criptoanarquista, nem preciso dizer, que, como não tenho foco em ganhar dinheiro aqui, quero manter a coisa um pouco mais tranquila.

Mas vamos ao que interessa. Se você caiu aqui neste post sua idéia é entender como colocar uma busca do DuckDuckGo no seu blog em Hugo tal qual eu tenho aqui. Eu me baseei neste post do VrRobot.

Praticamente o que eu fiz foi o mesmo que o cara indica fazer, mas, ao mesmo tempo fiz uma pequena mudança pois na hora de gerar o código houve um problema quando ele tenta recuperar o endereço do site.

Primeiro vamos entender o que são as duas ferramentas .

Hugo

O Hugo em si, é uma ferramenta para gerenciar e gerar sites estáticos escrito em Go.

O legal é que ele é fácil de usar, rápido ( pois é conteúdo dinâmico gerado de forma estática ) e ainda, super customizável.

DuckDuckGo

O DuckDuckGo apesar do nome divertido ( algo que é bem normal neste meio ) é uma máquina de busca que tem como foco levar muito a sério sua privacidade. Ou seja, nada de uma máquina de busca gratuita ( ou uma rede social ) que tem como foco transformar você em um produto.

A busca do DuckDuckGo

A caixa de pesquisa do DuckDuckGo, tal qual temos uma caixa de pesquisa do Google, nos permite adicionar esta opção em nosso site sem precisar gerar nenhum trabalho adicional em nosso servidor ( e isto é sempre uma preocupação, para quem, como eu, tem um blog hospedado em um servidor compartilhado ).

O que normalmente é feito é criar uma estrutura que contenha metadados do site, ou seja, palavras-chave, arquivos e etc, e um script iria consultar esta base e fazer a mineração destes dados. O problema é que isto teria que ser feito via alguma linguagem dinâmica, como um PHP, Python etc, e, com isto, estaríamos gerando novamente uma necessidade de gerenciamento que nem sempre é interessante para blogs como este aqui virou.

E caso você clique aqui neste link ( vai abrir em outra janela ) você vai ser levado para uma página de personalização do DuckDuckGo. E, aí, você terá como ajustar diversas opções como tamanho, logotipo, etc. E tem uma série de outras opções que podem ser especificadas nos parâmetros da URL definindo inclusive região, se a pesquisa deve ser segura ou não, anúncios e muito mais.

Na busca aqui eu segui o padrão do artigo, mantendo-a simples, mas, como ele também citou, eu cito aqui caso você queira modificar algo na sua busca.

Colocando a busca do DuckDuckGo no seu blog

Bom, vamos lá. Eu fiz isto aqui no tema que eu uso aqui que é o Coder, mas a dica vale para qualquer tema do Hugo. Você só vai precisar saber um pouquinho de html para saber colocar a busca no lugar que você achar mais pertinente, ok ?

Então, a primeira coisa que você precisa fazer é criar um arquivo de nome search.html no diretório partials do seu tema e, neste arquivo, coloque o conteúdo abaixo, que também está neste gist aqui.

Uma observação. Onde está var site eu simplesmente mudei a linha para :

var site = “cybernetus.com”

Motivo ? Não entendi porque ele não estava recuperando a url padrão do site. Como eu queria fazer rápido e o código é para um site meu, que eu editei somente uma vez, marretei deste jeito e funcionou.

Agora é você adicionar aonde for mais legal no seu tema. No tema em específico aqui eu coloquei no header ( ficando logo ao lado do menu ), mas temas que tenham mais espaços planejados, vocẽ pode adicionar onde quiser.

{{ partial “search.html” . }}

Feito isto, você já tem a busca no seu blog. Pode ser que você tenha menos resultados que no Google, de cara, mas é porque o DuckDuckGo demora um pouquinho mais a indexar os seus arquivos.

comments powered by Disqus