Amazon agora entregará os produtos antes mesmo das compras ( privacidade que é bom né … adeus )

Se as pessoas sonham com a privacidade ao mesmo tempo sonham com as coisas legais que aparecem com o entregar sua privacidade para que outros gerenciem.

Este é um post que eu fiquei devendo nos últimos dias porque tal qual os leitores do blog eu estava também chateado com a lentidão que ele apresentava. Então postava menos, o que gerou algum atraso em alguns temas que eu já gostaria de ter colocado on line.

Pouca gente pensa sobre isto mas a base da web atual é um negócio chamado comportamento. Como já explicado em um post que eu coloquei aqui a um bom tempo atrás, vivemos em um web de filtros.

O que isto quer dizer ? A sua internet é diferente da minha internet porque todos nós estamos recebendo uma ‘web’ diferente, já que nossos comportamentos e interesses são totalmente diferentes.

Ao mesmo tempo que isto é bom, pois filtra informações que não lhe interessam torna ruim a navegação na web pois ela lhe tolhe de ver algo que poderia lhe interessar.

É um assunto que quero discorrer em breve sobre mas o ponto é como alguns empreendedores conseguem ver nesta bolha de filtros e na análise do comportamento do usuário uma possibilidade para criar produtos que atendam melhor a experiência na internet.

Depois de resolver entregar os seus produtos usando Drones a Amazon quer entregar os seus produtos antes mesmo que você os compre. Apesar das notícias inventarem que a coisa é meio por aí, um tipo de adivinhação, todo o processo vem de uma inteligência maior na logística e na predição de interesses regionais a partir do estudo do comportamento do usuário no acesso ao site.

Ou seja, a empresa usará algoritmos que utilizarão como base tudo que o site conhece de você mais o que ela conseguir captar em tempo real para carregar os centros de distribuição com os produtos que poderão ser do seu interesse.

Ou seja, ela poderia carregar os caminhões com endereços incompletos e os mesmos se dirigiriam para regiões específica sabendo que somente alguns dos produtos seriam entregues ( pessoalmente eu acho esta uma estrutura logística cara e talvez, sem grande aproveitamento, ainda acho depósitos regionais menores uma coisa mais inteligente ).

Outro ponto da patente que é estranho é que eles entregariam em prédios com grande número de moradores produtos de maior procura e quando o usuári comprasse o produto seria entregue em tempo recorde ( faz isto aqui no Brasil … os produtos iam sumir em dois tempos ). Outro ponto que pode ser interessante é que a Amazon poderia dar descontos em produtos que estivessem bem perto do usuário.

O ponto principal nesta patente é talvez o boom que isto daria no comércio eletrônico já que boa parte das pessoas reclama do tempo para receber o produto.

Uma coisa é certa, após ler a celebração que houve em cima desta notícia, fico me perguntando se realmente as pessoas querem mesmo privacidade.

Enquanto o Snowden faz o mundo inteiro virar seus olhos para os estados e seu ‘desrespeito’ às liberdades individuais, Amazon, Google, Microsoft etc, desrespeitam nossa privacidade a cada minuto e boa parte de nós, só preocupados com a casca, ou seja, a nova funcionalidade, nem se toca que a cada dia temos menos controle do uso dos nossos dados.

Ou seja … nós, seres humanos, somos muito estranhos 🙂

comments powered by Disqus