A queda e a volta

Existe um ditado antigo que diz, casa de ferreiro, espeto é de pau . E, no fundo, acaba sendo porque os projetos pessoais acabamos por tomar muito menos cuidados do que aquilo que paga nossas contas, .

E, como estou migrando tudo para Infra as a Code comecei alguns testes durante o período em que estou fazendo um curso de Terraform, e, acabei ao fazer os testes, escolhendo este blog aqui. E, lindamente, tudo que funcionava a uns 2 ou 3 meses, parou.

E tudo porque eu não cheguei a fuçar muito em uma estrutura de Terraform para hospedagem de sites estáticos que eu havia pego do curso e, infeizmente ele não levava em conta um problema que anda ocorrendo para meio mundo na internet. Resumo, o site acabava não mostrando os arquivos index.html dos sudiretórios.

Exemplo, quando você entrava no blog, via https://cybernetus.com tudo funcionava numa boa. Mas, quando por exemplo, ia tentar ver a seção de posts você recebia um gostoso erro te bloqueando o acesso. Mas na realidade, ali, no fundo, estava tudo funcionando de forma correta e sem problema.

Como o mundo é uma caixinha de surpresas e, sempre haverá mais alguém que já sofreu com o mesmo problema, o suporte da AWS indica criar uma função Lamda@Edge para resolver o problema.

Com isto, tudo voltou online. E nasceu uma coisa legal que foi um Terraform que eu agora posso usar na maioria dos projetos que usem o Hugo. Ainda vou melhorá-lo e, em breve, pretendo publicar ele para ajudar quem estiver tentando colocar um projeto destes online. E, breve, mais publicações pois isto aqui não vai parar.

De 2000 até hoje sempre novidades e experimentos em um blog que cai e, acaba voltando.

comments powered by Disqus