A importância da segurança para o seu negócio on line

A algum tempo venho tendo a chance de conviver em muito com uma galera que está fazendo um bom barulho em relação a negócios on line. E por este motivo acho interessante discutir um pouco com as pessoas a importância da segurança para o seu negócio.

E, apesar de não ser lá um cara muito conhecido no mercado on line, sou uma pessoa que esteve envolvido com projetos deste tipo a anos. Tenho sites na web desde 1999, quando a internet estava começando no Brasil e em 2001, publiquei meu primeiro site mesmo na internet , o Ataliba Teixeira Blog ( que hoje está sendo migrado para este blog e mais outros dois 1, 2 ).

Além disto participei da “primeira geração” de apaixonados pelo Linux no Brasil, e tive a chance de ver florescer esta comunidade aqui. E foi com este mesmo Linux que eu acabei escolhendo minha profissão, na qual estou até hoje, que é ser Administrador de Sistemas Linux e Redes.

E a segurança é quase um padrão neste tipo de profissão  ( e inclusive a de desenvolvedor ) e portanto, acabamos por nos sentir a vontade para falar um pouco sobre este assunto.

O que é segurança ?

Segurança, principalmente da informação, por ser algo importante e caro se tornou algo que as pessoas tem mania de celebrar como algo sagrado e intocável. Só que temos que lembrar que existe, como em todo mercado, alguns conceitos que são um pouco difundidos simplesmente para que a coisa venda um pouquinho melhor.

Primeiro, temos que ter noção que segurança não é um produto. Segurança é um estado, sentimento. Isto ocorre porque quanto mais protegido você está, mais seguro você se sente.

E isto ocorre com qualquer ferramenta de proteção, seja do seu negócio ou pessoal. Um plano de saúde, que protege sua saúde e lhe dá segurança na área de saúde, a proteção do seu carro com um seguro, pois com ele você sabe que tem segurança de sair no nosso país, etc.

Quando migramos isto para  a segurança da informação notamos que no fim, a segurança da informação é um sentimento ( ou estado ) que alcançamos quando temos nosso negócio ( ou dados ) protegidos de olhos estranhos pelo maior tempo possível.

Maior tempo possível também porque todos sabemos que não existe proteção 100%. Assim, é impossível dizer que exista também segurança que seja 100% invulnerável.

Estes são dois conceitos que gostaria de deixar claro. Poderíamos discutir aqui academicamente a segurança mas … no fim, não vejo o porque entrar em mais detalhes já que o recado que eu gostaria de passar já está dado.

Porque eu devo proteger o meu negócio ?

Entendido o que é segurança, vamos entender o porque devemos proteger o nosso negócio.

Como estou escrevendo este texto para quem é do mercado online principalmente, o motivo é bem claro.

Seu negócio e sua riqueza são baseados principalmente na informação que você vende ( ou fornece gratuitamente ) às pessoas.

Imagine um projeto que você está iniciando agora ( e você nem publicou ) cai nas mãos a sua concorrência antes de você terminá-lo ? Já imaginou o grande problema disto ?

Ou então, seu projeto que rende mais é hackeado e passa a distribuir algum malware. Com isto ele perde posições no Google ou até, é punido.

Proteger o seu negócio é proteger o seu patrimônio, pois tal qual qualquer empresário offline protege sua loja de ladrões ou de problemas da natureza, você deve proteger o seu site ou blog pois eles são a porta de entrada para as suas “lojas de informações” na internet.

E é bom lembrar que isto também passa pela escolha do seu ponto ( provedor de hospedagem ) também viu ?

 

Como protejo meu negócio ?

A proteção do seu negócio vem, como em qualquer outro negócio offline, de processos bem definidos e logicamente, aplicação destes processos bem definidos em ferramentas.

Um dos grandes problemas que eu encontro na maioria das empresas quando vou fazer consultorias é que o cara quer proteger o caos. O cara quer um firewall, quer antivírus, quer n coisas mas não se preocupou com o mais básico, que é definir e mapear seus processos para aí sim, entender as vulnerabilidades e mitigá-las.

Portanto, o primeiro passo para proteger o seu negócio é mapear todos os processos que você faz no dia a dia. E o que são processos ?

Processo é tudo aquilo que você executa para chegar a uma venda. Ou seja, seus funis, seus posts, seus métodos.

Ao conhecer todos eles e mapeá-los, você conseguirá chegar nos elementos críticos de todo o negócio e aí protegê-los.

E isto pode ser sua landing page , o servidor do seu auto-responder ( se você usar o Mautic , por exemplo ) ou até o seu blog.

E, garanto eu, em negócios on line em boa parte das vezes você irá chegar a conclusão que será o seu blog ( que é sua vitrine ) o ponto mais crítico do seu negócio online.

Porque o curso de Otimização e Segurança em WordPress pode me ajudar ?

E foi nisto que nós, eu, o Richard e o Gustavo Freitas pensamos quando criamos o curso de Otimização e Segurança em WordPress.

Ele primeiramente trata da melhora do rendimento do seu WordPress para que ele chegue a melhores posições no Google, pois quanto mais rápido ele carregar melhor é para o usuário que está tentando consumir o seu conteúdo.

E, como o seu WordPress é o seu bem mais precioso, ou seja, a vitrine do seu negócio, iremos discutir os conceitos detalhados de segurança e lhe mostrar ferramentas que poderão lhe ajudar em muito no processo de proteção do seu WordPress.

Vale lembrar que não lhe prometeremos 100% de proteção. Mas com toda certeza, seguindo as dicas contidas no curso você terá muito mais segurança e rendimento no seu blog e poderá levar o seu negócio a patamares maiores.

Quem sabe no futuro nós da equipe do Br-Sysadmin não resolvemos também lançar um curso sobre otimização e segurança avançada em VPS ?

Ah e aproveite pois no lançamento, que ocorrerá até o dia 10 de dezembro agora, o preço do curso estará R$97,00 e logo após irá subir para R$147,00.

Dúvidas, é só comentar :)

Este texto está sobre a Creative Commons, pode ser copiado livremente desde que mantidos os direitos autorais.

comments powered by Disqus