A engraçada história dos prefeitos fanfarrões que querem sair de heróis

Depois que comecei a me dar o tempo de ter a famoso tempo ocioso para criar comecei a ter insights interessantes de textos. E o Brasil é sempre fonte de diversas idéias, como todos sabemos.

E eu venho achando muito engraçado o que vem acontecendo no Brasil onde querids prefeitos que cometaram alguns erros, agora, com a crise do COVID-19 resolveram soltar suas asinhas e aproveitar o momento para sair de herói. Sim, um tipo de Chapolin Colorado da política.

E porque pensar assim ? No post sobre metadados eu falei um pouco sobre isto. Prefeitos que estão aproveitando do medo das pessoas para soltar seu lado autoritário e, ainda, manipular a situação para fazer discursos cada vez mais estranhos. Nem vou entrar no mérito do nosso presidente pois este pode ser fruto de uma análise futura aqui. E, sim, não é sobre política o texto, e sim, como a manipulação de dados pode ajudar no controle das pessoas. Não é a toa que eu escolhi este post para ser o segundo desta série.

E, como sabemos, nenhum político faz nada pelo povo. Polítco manipula e tenta de todo jeito, ao longo da sua trajetória criar cortinas de fumaça para os seus erros anteriores.

Eu vou começar por um troço interessante. Nem precisa ser muito esperto para lembrar que o novo coronavirus ( o sr. Covid-19 ) já era figura conhecida de todos logo ali em fevereiro, apesar de sabermos que os chineses começaram a alertar o mundo em antes sobre o problema ( e a maioria dos governantes não levou isto a sério ). Aliás, é bom lembrar que o carnaval ( sim, sua festinha amada ) aconteceu bem depois destes primeiros casos.

Cabe a governantes, e, até, a serviços de inteligência ser capaz de prever alguns problemas. Evidentemente não espero isto da ABIN. Infelizmente é um setor muito politizado no Brasil e incapaz de prever a maioria das coisas ( vide manifestações de 2013 ). Coisa, aliás, que o Irã foi extremamente capaz de resolver, já que através de bons relatórios foram capazes de gerar planejamentos e ações realmente funcionais.

Vamos começar por alguém próximo …

Eu nem vou muito longe. Vou primeiro ficar aqui em Belo Horizonte, onde moro. O problema de Belo Horizonte ( e a sucessão de erros do prefeito ) começou logo quando tivemos um dos maiores períodos de chuvas aqui na cidade nos últimos anos. Sim, um enorme problema para o prefeito.

Eu não me lembro ao certo, mas as chuvas começaram em novembro e perduraram até janeiro. E, gente, o estrago foi enorme. Avenidas tradicionais daqui, como a Tereza Cristina foram destruídas. Sem contar com o volume de desabrigados, mortos … todos gerando problemas para o estado ( Zema ficou doidão ) e o nosso amigo prefeito neo-ditador, Kalil.

A coisa andou. Logicamente, nem precisa dizer muito. Ele “sem dinheiro” só pensava em uma coisa. Carnaval, carnaval, carnaval. Dou isto para o povo e todo mundo esquece e eu ganho tempo para enrolar, já que eles vão demorar um bom tempo para se tocar que não fiz nada. Né ?

E o nosso amigo prefeito foi lá, deixou o carnaval acontecer. Qualquer um sabe que um dos modos mais interessantes de evitar a proliferação do nosso amigo Corona, ( que já estava dando trabalho na Europa e Estados Unidos … ) é evitar aglomerações. Mas, nosso amigo prefeiro não poderia deixar a chance de proliferar o pão e circo para a população cega que depois só sabe xingar governante. E, dá-lhe, dá-lhe gostoso o carnaval para a população festejar sua cegueira coletiva ( aliás, aqui, parabéns a você minion, seja de direita ou esquerda que foi ali festejar ).

Praça 7 cheia, bairros com grande aglomeração de pessoas, onde só é necessário festejar … e, espalhar o vírus que ainda estava ali só na gostosa curva da ascenção ( ou você acha que não tinha europeu perdido ali no meio daquelas aglomerações ? ). Lembro de ter comentado isto tanto em casa quanto em alguma rede social ( qual foi ? Não lembro. ).

Eu sei. Os progressistas da vida, que agora xingam o governo e celebraram o carnaval vão criticar. Mas é só procurar fotos no Twitter, por exemplo, disto. A realidade agora beija sua face tal qual o abraço da morte, amiguinho.

Com isto a cegueira coletiva continuou. E, aí … começou um certo aumento muito maior da curva do Corona. Começaram a aparecer do nada casos ( que já estavam entre nós em fevereiro ) e … nem precisa dizer né ? Apareceu aí a idéia dos nossos prefeitos fanfarrões sairem de heróis.

A piada

Este argumento do texto eu já usei algumas vezes. E, sempre, as pessoas querem culpar especificamente o presidente. Não culpo ninguém porque o cara é um idiota. Merece.

Mas calma … sua culpa não sumiu amiguinho. Procure as cidades que estão sendo teoricamente mais atacadas pelo COVID-19 … e veja esta lista gostosa dos principais locais do país para se passar o carnaval. Aliás, dicas de sites de turismo

  • Rio de Janeiro, RJ.
  • Salvador, BA.
  • Recife e Olinda, Pernambuco.
  • São Paulo.
  • Cidades históricas de Minas Gerais.
  • Florianópolis (SC)
  • Brasília.

Preciso dizer mais alguma coisa ? Não né ?

A farra dos fanfarrões

Como dizem os ancaps, quer estado, toma estado. E é este mesmo estado que te encheu de migalhas de alegria, que agora te prende dentro de casa. Aliás, na desculpa de te proteger.

Mas este estado, principalmente sua prefeitura, foi quem mais proliferou este problema. Se população e governos tivessem realmente aberto suas cabeças para o que aconteceu em Milão ( linkzinho em algum ponto deste texto ), poderíamos estar em situação melhor.

Aliás, é interessante observar que Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outras grandes cidades/estados estãos seguindo o modus operandi do desespero que ocorreu na Itália, né ?

Portanto, quando você, que esteve nas ruas levantar sua voz para criticar quem está agora falando que quer pessoas na rua, lembre-se. Você também foi alguém que alimentou um dos vetores desta pandemia no Brasil, junto com o seu prefeito fanfarrão e sua maravilhosa festa que existiu só para virar sua atenção de algum problema …

E por hoje é só pessoal. Breve continuo minha diversão.

Imagem via Pixabay

comments powered by Disqus