Solaris Linux-Like ?

Hoje, por causa de uma matéria publicada no site Zdnet , muitos sites acabaram noticiando algo meio estranho, que o Solaris, o tão famoso Unix da Sun, estaria tentando se tornar Linux-Like.
Primeiro, vamos analisar o termo Unix Like, para depois chegarmos ao Linux Like, o porque talvez tenha sido usado este termo e as minhas visões sobre muita coisa “errada” que acabou sendo publicado, por causa de muitos que acham que o Linux é a salvação completa do planeta ( que é ótimo, é, mas que é a salvação, não, não é ).
Bom, um sistema operacional Unix-Like, é um sistema operacional parecido com o Unix, mas não totalmente baseado na Single Unix Specification. Ou seja, é um sistema parecido com o Unix, seguind boa parte dos seus padrões, mas possuindo características próprias que o diferem do Unix tradicional.
Neste mundinho encontramos o Linux, os BSDs e outros sistemas operacionais muito conhecidos por aí. São sistemas que seguem os padrões de engenharia de alto nível do Unix, mas são diferentes por seguir padrões próprios também.
O Linux é um Unix-Like. Tem em sua estrutura boa parte dos padrões do Unix tradicional mas ao mesmo tempo possuindo seus padrões próprios, se é que existem padrões hoje no Linux. Na minha opinião, hoje, os Linuxes ainda tem alguns problemas devido a isto, por não ter os padrões que a maioria dos sistemas corporativos precisa. Apesar de estar chegando lá, o Linux engatinha nisto.
Mas, o que deve ficar claro, até aqui, é que o Linux é Unix-Like.
Bom, e quem é o Solaris ? O Solaris é o Unix da Sun , desenvolvido para utilizar toda a gama de recursos das máquinas com os processadores Sparc, altamente voltadas para o mercado corporativo de grande porte. O Solaris teve suas primeiras versões baseadas no código do BSD, que foram chamadas de SunOs. Depois, ao ser migrado para o System V, passou a ser chamado de Solaris.
Até aí, vemos que são dois sistemas diferentes, porque ? Primeiro, porque, devido a natureza do Solaris ser o mercado corporativo de grande porte, ele segue piamente padrões que estão nativos ao System V e a natureza do Unix. Por isto, grandes empresas como a Oracle, homologam o mesmo para ser a casa do seu banco, que é utilizado sem medo no mercado corporativo de grande porte.
A Sun, IBM e outras empresas que vendem as máquinas RISC, tem um mercado um pouco restrito. Como as máquinas RISC são caríssimas, o volume de vendas destes equipamentos é bem pequeno. Assim, a grosso modo, o volume de dinheiro gerado por estas vendas, apesar de grande ( máquinas RISC boas, giram em torno de mais de um milhão de reais ), é esporádico.
O que deve ser claro aqui, é que quem compra este tipo de máquina, não vai, logicamente, querer colocar um sistema operacional que não seja o fornecido pelo fabricante do Hardware. Assim, se você comprou da Sun um Hardware RISC, vai usar, sem dúvida, um sistema operacional que foi criado para aproveitar toda a gama do seu processador. Aí, instalará o Solaris.
Mas, com o crescimento do Linux , a Sun, ao contrário de suas concorrentes, viu um nicho de mercado interessante, o das máquinas x86. Uma empresa de pequeno e médio porte não se interessaria em comprar um hardware caro como o RISC, mas em compensação se interessaria por um hardware bom, e mais barato, e que suportasse o tranco. Aí, a Sun lançou o tão famoso Solaris 10 for x86.
Ele é gratuito, baixado via site, e possui todas as funcionalidades do Solaris para a arquitetura Sparc. Neste meio tempo, a mesma Sun, apoiou o aparecimento do projeto OpenSolaris , que é uma versão “Open Source” do seu sistema operacional.
Assim, a Sun abraçou um mercado que estava a mercê do sistema operacional Pinguim.
A infelicidade dos comentários que acabei vendo hoje, gerados por esta notícia, é que as pessoas confundiram o que a Sun quis dizer com ser Linux-Like.
Ser Linux-Like, hoje, na realidade, é conseguir ser um sistema operacional que rode no maior número de hardwares possíveis com cada vez menor interação do usuário. E. neste quesito, o Linux está realmente superando a maioria dos Unixes.
Além também, das ferramentas de instalação automática, como o apt-get, yum que são úteis na atualização de desktops. Sim, Desktops, porque quando estamos falando de máquinas de produção, caras, não se faz atualizações como estamos acostumados em nossos micros. Uma atualização mal feita e podemos parar um banco, um software de gerenciamento de redes e afins.
Assim, o que é claro, ao se ler a notícia e analisar a coisa friamente, é, a Sun está realmente querendo levar o Solaris a um mercado que ela ainda não conseguiu alcançar, um mercado que está acostumado com o Linux, por ele ter uma estrutura de facilidades e possibilidades maior, por ter sido criado para ser uma boa plataforma de desenvolvimento e logicamente, um Desktop de alta qualidade para um mercado cada vez maior, o dos Desktop e de média e pequenas empresas.
Se a Sun ainda vai conseguir ou não chegar a este mercado, ainda não sabemos, mas que o Solaris tem capacidade de competir de igual para igual com o Linux, sim, ele tem. E, sem dúvida, este padrão Linux-Like de amigabilidade nos Desktops, devem ser seguidos por todos os sistemas operacionais Unix que estejam querendo ter o mesmo sucesso que o Linux tem entre desenvolvedores, entusiastas e afins do mundo Unix :-)