Tudo bem que alguns Xiitas podem ser altamente contrários a muita coisa que a SUN faz. E, muita gente, ainda, acha que o Linux vai substituir todos os outros sistemas operacionais proprietários do planeta.
Bem, a coisa, não funciona bem assim. Apesar da própria SUN e a IBM , fornecerem o Linux como uma opção em suas máquinas de altíssimo processamento , raramente vai acontecer de se encontrar uma máquina de arquitetura RISC, rodando algum outro sistema operacional que não sejam os UNIXES AIX, SOLARIS ou até o HP-UX .
Não há como desmerecer o valor do Linux e outros sistemas operacionais livres, mas, isto acaba sendo uma realidade de mercado.
E, passeando pela internet hoje, no BR-LINUX , vi uma notícia do site BAGUETE , falando que a SUN, irá fornecer em conjunto com a Tecnoworld, aqui na América Latina, notebooks com o sistema operacional Solaris 10 x86 , possuindo já a suite StarOffice 8 instalados. A licensa será a OEM , e a Sun tem como foco os mercados educacional ( garantidamente, na área de computação, em épocas que grande storages de dados são uma realidade cada vez mais comum em qualquer lugar ), mercado corporativo e varejo.
As máquinas serão inicialmente vendidas no Sul e Sudeste ( mercados com maior poder aquisitivo e que tem uma boa penetração de mercado da SUN, haja vista que em qualquer lugar que haja máquinas de grande porte em Minas, vai ter pelo menos alguma SUN no parque ). A idéia é entrar nos SOHOS ( SMALL HOME OFFICE ), que cada vez são mais comuns aqui no Brasil. Prevenindo a fuga do seu sistema operacional Solaris, o StarOffice vai vir em versões Linux, Windows e Solaris. Assim, mesmo que a pessoa fuja do Solaris, ela vai acabar ficando com o StarOffice.
A grande sacada da Sun, neste ponto, foi que depois do aparecimento do projeto OpenSolaris , muito software que antes estava disponível somente para Linux, já tem pacotes para o Solaris, compilados e assim, a "gama" de programas que alguém pode utilizar em seu notebook cresce a cada dia.
E, ter o Solaris em um Notebook, para quem trabalha com esta plataforma em grandes ambientes, é legal, por poder "emular" em seu Notebook, soluções que depois você vai aplicar em suas máquinas RISC, ou Intel das linhas da SUN.
Seja como for, é uma grande notícia saber que há agora esta nova opção de notebooks. Um dual boot do Slackão com o Solaris 10, não ia ficar nada mal :-)