Um dos assuntos que eu acho mais importantes hoje em dia é o famoso assunto "Organização Pessoal".
Este assunto acaba sendo muito discutido porque vivemos em uma sociedade tão caótica que nosso tempo cada vez parece menor, mesmo que no fundo todos saibamos que ele não diminue nunca.
Existem diversos métodos que muitas pessoas acabam se tornando "evangelistas". O grande erro de evangelizar um método, pelo menos na minha visão, é que a maioria deles não é aplicável, 100%, na vida de alguém.
Por este motivo, eu vou falar um pouco em alguns posts sobre os métodos que eu estou utilizando para tentar organizar cada vez mais as coisas por aqui, ou seja, tentar otimizar o meu tempo, para que eu tenha mais tempo de ter tempo :-)
Como eu sou Geek por natureza, meu método no fim é baseado em ferramentas digitais.
Ele se baseia nas premissas básicas: documentos organizados, tarefas sempre disponíveis em todos meus dispositivos eletrônicos e tags, sempre as tags, para que o conteúdo esteja sempre disponível de jeito fácil nas minhas buscas.
Para as tarefas, atualmente, o Remember the Milk é imbatível no meu método. Como ele tem suporte no Android, sem problema algum e ainda, fica disponível numa boa no navegador, usar ele para minhas tarefas diárias é realmente uma das melhores coisas do mundo.
A outra ferramenta base é o Evernote. Caramba, ele é praticamente uma das melhores ferramentas que eu já conheci na vida. Serve como repositório de notas, como porta cartão virtual ... ou seja, é o melhor organizador de dados/notas que eu já achei até hoje.
De resto são as ferramentas que usamos normalmente. Calendário, papeis, email etc. Ou seja, o trivial + ferramentas base para que eu tenha o método bem formatado.
E o método, no fim, qual é ? Atualmente, considero tudo como caixa de entrada. Ou seja, o email funciona como um gerador de tarefas ou eventos de calendário. Além disto, tudo que me é falado, vai para um papel ou um bloco de notas durante o dia.
Durante o dia ou ao final do mesmo eu vou visitando as caixas de entrada, e transformando os dados iniciais em tarefas ou eventos do calendário.
O que puder ser processado somente nesta leitura já é processado e nem precisa chegar a gerar uma tarefa ou outra coisa qualquer.
Neste ponto que entra a diferenciação entre tarefa e evento no calendário. Uma tarefa é tudo aquilo que eu tenho que executar, em um data específica ou não tendo uma data específica, mas não tem horário fixo no dia. Ou seja, eu tenho que executar, mas não tenho que marcar no calendário.
E o calendário ? Ele tem somente os eventos mesmo. Ou seja, aquele famoso evento que tem hora para terminar e hora para acabar.
Como pode ser visto, o método é bem fácil e não tem muito mistério. Mas eu pretendo esmiuçar ele um pouquinho mais quando for falar de cada uma das ferramentas.
Além disto, nem cheguei a citar também como funciona meu atual método de leitura de feeds, que me deu a felicidade de nunca mais chegar ao 1000+ do Google Reader :-)
Ou seja, vou aparecer um pouco mais aqui no blog com este assunto de organização pessoal. Com isto me forço um pouco a achar assunto para discutir aqui, já que como puderam ver, neste início de ano eu ando com uma preguiça intensa de escrever por aqui :)