Uma ferramenta que eu gosto muito desde que conheci, ainda na graduação é o DBDesigner.
Para quem não conhece a ferrramenta, é uma ferramenta visual de modelagem de dados. Uma mão na roda porque assim conseguimos visualizar todos as entidades do modelo relacional e ao longo do caminho conseguir ir mudando coisa a coisa até chegar aonde queremos.
Outra coisa legal do DBDesigner é o casamento com o MySQL. Ao gerar o modelo relacional visual, conseguimos exportar o script SQL para criação e manutenção da base.
A um bom tempo eu não vinha utilizando a ferramenta, por preguiça de instalar no Fedora, e, sem dúvida, uma bruta falta de ânimo de pesquisar no Google algo sobre isto.
Esta semana precisei, pesquisei e aí está. Esta dica serve, ao que parece para os Fedora 10, 11, 12 e 13 , mas eu, pelo menos somente testei no Fedora 13.
Para rodar o DBDesigner no Fedora 13, é só fazer o download do DBDesigner no seguinte site. Deve-se ressaltar que não se deve baixar o programa no site da FabForce, porque o pacote do DBDesignerFork já vem prontinho para uso.
Assim que for feito a descompactação do programa, edite o arquivo bin/startdbd_using_kernel2.6 e remova o texto "assume kernel 2.4.1".
No arquivo original temos isto aqui:
LD_ASSUME_KERNEL=2.4.1 LANG=en_US.ISO8859-1 LD_LIBRARY_PATH=./Linuxlib/ ./DBDesignerFork
O arquivo após a edição fica assim:
LANG=en_US.ISO8859-1 LD_LIBRARY_PATH=./Linuxlib/ ./DBDesignerFork
Depois de salvar, é só rodar o programa na sua distro preferida.
Eu pelo menos agora voltei a ser um feliz usuário do DBDesigner no Fedora. Principalmente agora que voltei a "nerdar" na área de programação, com alguns projetos bem legais a serem soltos dentro de algum tempo.