Como muitos podem ver estou um pouco esquecido do blog. O primeiro motivo é que ando estudando para certificações e algumas coisas novas inclusive para colocar disponível aqui no blog mais para frente.
Mas, uma coisa chata é, sempre que eu preciso publicar alguma coisa, eu sou forçado a abrir o computador, com acesso internet, para aí, começar a escrever meus posts e afins. Resumo, o processo de "escrever" no meu blog, sempre era necessário abrir um navegador para aí, digitar meus posts ou então, colá-los, e, aí sim, editá-los.
Imagine a chatura de ter que digitar todas as marcações HTML enquanto está gerando o post. Chato não ? Mas alguns dos posts que eu já gerei aqui foram deste jeito. E, vou dizer, em alguns momentos eu chegava na metade, já tinha perdido tudo que havia feito, pois reler um txt é literalmente uma das coisas mais chatas existentes na Terra. Principalmente, txt com marcação HTML.
Procurando cheguei a uma ferramenta bem legal, o ScribeFire, lendo um post do Cardoso. Aí, como eu já gosto para caramba dos complementos do Firefox, fiquei usando o mesmo por um bom tempo.
Mas o tempo foi passando, o Firefox foi ficando cada vez mais pesado e maluco e eu comecei a ficar meio chateado com o uso do ScribeFire. Vários posts ficaram tempos e tempos por lá perdidos, pois eu ás vezes estava editando o posts e do nada, o Firefox fechava. Logicamente, no caso do ScribeFire eu não perdia o post, mas tinha que abrir de novo o mesmo e aí, sim, voltar a edição.
Isto estava ficando chato e ainda, complicado. Como o Firefox tinha e tem estes comportamentos estranhos, às vezes eu estava feliz gerando o post on line, e "tchan", ele fechava. Apesar de haver ferramentas para salvar o post de tempos em tempos no Drupal, há momentos em que eu perdia uma frase ou parágrafo que eu não achava o "gap" ou o ponto igual a primeira "edição".
Resumo, chato para caramba.
Como estou usando o Wakoopa, o pessoal começou a me mostrar alguns aplicativos de edição de offline de blogs e acabei chegando este aqui, o Qumana.
Pelo menos até agora ficou legal. Já estou usando o mesmo jogando a base de dados do mesmo para o diretório do Dropbox que é comum a minha máquina no trabalho e Notebook em casa :-)
Vamos ver como este programa vai se sair ... e se realmente, e finalmente, eu vou ter como editar offline meus posts sem ter que me preocupar se haverá alguma queda do Firefox ou não.